Buscar

Os casos de pacientes vítimas de trauma geralmente são graves e precisam de avaliação completa e cuidados especializados para garantir e minimizar ...

Os casos de pacientes vítimas de trauma geralmente são graves e precisam de avaliação completa e cuidados especializados para garantir e minimizar o risco de morte.

É possível verificar diversos agravamentos à saúde a partir de um trauma torácico, por isso, para um adequado atendimento, é importante obter informações claras e precisas do mecanismo do trauma.

Você tem sob seus cuidados um paciente que chegou ao pronto-socorro após um acidente automobilístico. Ao chegar, foi avaliada e coletada a história a seguir:


a) Quais lesões deverão ser investigadas, de acordo com o mecanismo do trauma e os sinais e sintomas descritos? 

b) Quais os cuidados prioritários a esse paciente no atendimento pré-hospitalar e na emergência hospitalar? 



💡 1 Resposta

User badge image

Lais Brandao

a) Em razão do mecanismo do trauma, as lesões prioritárias a serem investigadas são as que comprometem a permeabilidade da via aérea (lesão de traqueia, por exemplo) e os traumas de coluna, crânio, tórax, abdominal e pélvico.

Os sinais de comprometimento ventilatório (SPO2 92%) e ausculta diminuída à direita indicam lesão torácica; frequência cardíaca de 125 bpm alterada é indicativa de choque hipovolêmico.

Considerando a cinemática grave, o choque pode estar associado a um trauma abdominal ou pélvico. O Glasgow 12 associado à cinemática do trauma obriga a equipe a descartar trauma de crânio.

b) Na chegada da equipe pré-hospitalar, o atendimento é baseado no XABCDE, que se inicia na percepção de que não há presença de hemorragia externa que coloque em risco a vida do paciente e de que a via aérea está pérvia, pois o paciente está falando e referindo dor.

O paciente é colocado em imobilização padrão para remoção. Diante da Sat 92% e da ausculta diminuída à direita, é colocado O2 por máscara não reinalante 10L. Diante dos sinais de choque (FC 125 bpm), é puncionado um acesso venoso com dispositivo n.º 18 e iniciada infusão de volume (1 litro de Ringer Lactato). O paciente é removido ao pronto-socorro.

Na chegada, é novamente realizado exame primário com base no ABCDE do trauma. A via aérea se mantém pérvia. O paciente é retirado da maca rígida em bloco e é feita a troca do colar cervical (o enfermeiro mantém o alinhamento do pescoço com as mãos enquanto outro profissional recoloca outro colar cervical, que deve ser mantido até a confirmação da situação da coluna). Paciente se mantém em Glasgow 12. Ao exame físico, há suspeita de fratura de fíbula de MID. É realizado Extended Focused Assessment with Sonography for Trauma (EFAST), que confirma a indicação de drenagem de tórax e presença de pouca quantidade de líquido livre no abdome. Durante o atendimento médico para definição de outras condutas, a Enfermagem realiza nova punção venosa mantida com solução fisiológica 0,9% morna (soro morno), aguardando hemotransfusão, coleta 10 ml de sangue para tipagem sanguínea e aplica vacina antitetânica (VAT) e imunoglobulina humana antitetânica (IGHAT). O enfermeiro realiza sondagem vesical de demora (após descartar trauma pélvico).

​​​​​​​O paciente é monitorado para observação da evolução do quadro, cabendo à Enfermagem detectar sinais de piora no quadro de choque (aumento da FC, diminuição da PA, alteração no nível de consciência, pele fria e pegajosa, piora no padrão ventilatório e diminuição do débito urinário). É preciso comunicar a equipe médica em casos de piora ou não estabilização do quadro. Exames secundários, como raios X e tomografia para confirmação de outras possíveis lesões, serão realizados logo que o paciente estiver com quadro estável.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais