Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a integração xilema-floema nas plantas vasculares, observe as afirmacoes abaixo:
I. Nas folhas o açúcar é produzido no interior das células do parênquima clorofiliano.
II. Nas raízes o açúcar é assimilado pelas células do parênquima amilífero.
III. Na região apical do vegetal, o gradiente de concentração permite a difusão do açúcar do xilema para o floema.
IV. Na região radicular, o gradiente de concentração diminui a pressão osmótica do floema em relação ao xilema.
V. A hipótese de Ernst Münch, do arrastamento mecânico da solução, serve como modelo para explicar a integração xilema-floema.
a) I, II e III.
b) I, II, IV e V.
c) I, III, IV e V.
d) II, III, IV e V.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Nas folhas, o açúcar é produzido no interior das células do parênquima clorofiliano. Verdadeiro, pois é nas folhas que ocorre a fotossíntese, resultando na produção de açúcares. II. Nas raízes, o açúcar é assimilado pelas células do parênquima amilífero. Falso, as raízes não produzem açúcar, mas sim armazenam amido. O açúcar é transportado para as raízes, mas não é "assimilado" nesse sentido. III. Na região apical do vegetal, o gradiente de concentração permite a difusão do açúcar do xilema para o floema. Verdadeiro, o gradiente de concentração facilita o movimento do açúcar do xilema para o floema. IV. Na região radicular, o gradiente de concentração diminui a pressão osmótica do floema em relação ao xilema. Verdadeiro, pois a pressão osmótica no floema é influenciada pela concentração de solutos, e o gradiente de concentração pode afetar essa pressão. V. A hipótese de Ernst Münch, do arrastamento mecânico da solução, serve como modelo para explicar a integração xilema-floema. Verdadeiro, essa hipótese é uma explicação aceita para o transporte de seiva nas plantas. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: - a) I, II e III. (Falsa, pois II é falsa) - b) I, II, IV e V. (Falsa, pois II é falsa) - c) I, III, IV e V. (Verdadeira, todos são verdadeiros) - d) II, III, IV e V. (Falsa, pois II é falsa) Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) I, III, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra "a) I, II e III". I. Nas folhas, o açúcar é produzido no interior das células do parênquima clorofiliano, por meio da fotossíntese. II. Nas raízes, o açúcar é assimilado pelas células do parênquima cortical. III. Na região apical do vegetal, o gradiente de concentração permite a difusão do açúcar do xilema para o floema. As afirmativas IV e V estão incorretas, pois o correto é que na região radicular, o gradiente de concentração aumenta a pressão osmótica do floema em relação ao xilema e a hipótese de Ernst Münch, do fluxo de massa, serve como modelo para explicar a integração xilema-floema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à nutrição das plantas, é correto afirmar que
As plantas (Reino Plantae) são organismos multicelulares e, na sua grande maioria, fotossintetizantes, o que significa afirmar que são capazes de produzir compostos energéticos a partir da fotossíntese. Mas, além disso, as plantas também necessitam de água e de outros tipos de nutrientes para desempenhar suas funções vitais.
a) os gases necessários para a realização da fotossíntese penetram nas folhas diretamente por difusão pela cutícula.
b) a nutrição mineral é conduzida pela seiva floemática, que fornece nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio.
c) a fotossíntese corresponde à nutrição mineral e fornece os glicídios e os minerais necessários para o desenvolvimento.
d) a seiva xilemática é conduzida das raízes até as demais partes da planta devido às forças geradas pela transpiração das folhas, que gera um processo chamado coesão-tensão.
e) os estômatos participam dos processos de nutrição pois, além de serem um local de entrada de gases para a fotossíntese, também auxiliam no processo de perda de água, que impulsiona o movimento da seiva floemática.

Em que local pode ser encontrado esse vegetal?
Um anatomista vegetal, examinando os tecidos de uma espécie de angiosperma, evidenciou a presença de:
I. epiderme com cutícula fina;
II. aerênquima bem desenvolvido;
III. feixes vasculares pouco desenvolvidos;
IV. estômatos na face superior das folhas.
a) Em uma restinga, ambiente com solo arenoso e alta luminosidade.
b) Em um ambiente aquático, onde há grande disponibilidade hídrica.
c) No Cerrado, ambiente com solo pobre em nutrientes e sujeito a queimadas.
d) Em uma floresta, ambiente com boa disponibilidade hídrica e rica diversidade.
e) Em um afloramento rochoso, ambiente com pouco solo e muita luminosidade.

Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados
Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas. Isso é possível porque, em certas espécies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis de crescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno, a atividade do câmbio é interrompida e, posteriormente, retomada na primavera. Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, água disponível no solo e duração do período de crescimento. Quando as condições são favoráveis, os anéis são largos; em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos.
a) pela atividade do câmbio, que produz o xilema estival e o xilema primaveril em resposta às alterações climáticas das estações do ano.
b) pela atividade do câmbio, que produz, principalmente no inverno, o xilema estival com vasos de grande calibre e paredes finas.
c) pela atividade do câmbio, que independente dos fatores ambientais, produz o floema primaveril que conduz seiva bruta ou mineral.
d) pelos vasos lenhosos, que se desenvolvem mais no inverno do que no verão e conduzem seiva elaborada ou orgânica.
e) pelos feixes liberolenhosos, que se desenvolvem apenas no verão e só conduzem seiva elaborada ou orgânica.

Para que a água ascenda à caixa d’água e à copa do coqueiro, é necessário que,
Um coqueiro (Cocos nucifera) pode atingir até 30 metros de altura e produzir até 80 frutos por ano. Cada fruto, ainda verde, tem em média 289 mL de água, na qual estão dissolvidos açúcares e sais minerais.
Por analogia, os frutos de um coqueiro assemelham-se à caixa d’água de uma residência. Em ambos os casos, a água obtida ao nível do solo é armazenada, em grande quantidade, metros acima do nível desse solo.
a) ao nível do solo, haja no cano e no floema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores.
b) metros acima do nível do solo, haja no cano e no xilema uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo.
c) metros acima do nível do solo, haja no cano e no floema uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo.
d) ao nível do solo, haja no cano uma impulsão da coluna de água e, metros acima do nível do solo, haja no xilema uma sucção da coluna de água, elevando-as desde o nível do solo.
e) ao nível do solo, haja no cano e no xilema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores.

Mais conteúdos dessa disciplina