Buscar

Políticas públicas na educação?

Qual a relação entre as políticas públicas e as formas de gestão da saúde e educação?

A- Políticas públicas e estruturas de gestão são realidades absolutamente distintas e muitas vezes excludentes. Onde há uma política pública sendo efetivada, qualquer planejamento ou estrutura de gestão é uma redundância que deve ser evitada, poupando recursos financeiros e humanos do Estado. B- \As políticas públicas, por se caracterizarem por ações estatais coordenadas para atingir um determinado objetivo de organização do Estado e/ou uma oferta de serviços à coletividade, são necessariamente propostas por leis e regulamentos, sendo imprescindíveis estruturas e planejamentos de gestão que as operacionalizem. C- As políticas públicas em educação e saúde são específicas por tratarem de direitos sociais, e por isso são as únicas áreas de elaboração de políticas estatais que necessitam de uma estrutura de gestão. D- Políticas públicas são estritamente formas específicas de gestão do Estado e, portanto, podemos dizer que os conceitos de gestão pública e política pública têm o mesmo significado. E- Políticas públicas, por serem ações específicas realizadas pelo Estado por meio de leis, prescindem de qualquer estrutura de gestão específica, já que a legislação define as competências organizativas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "As políticas públicas, por se caracterizarem por ações estatais coordenadas para atingir um determinado objetivo de organização do Estado e/ou uma oferta de serviços à coletividade, são necessariamente propostas por leis e regulamentos, sendo imprescindíveis estruturas e planejamentos de gestão que as operacionalizem." As políticas públicas são ações do Estado que visam atender às necessidades da sociedade em determinadas áreas, como saúde e educação. Para que essas políticas sejam efetivas, é necessário que haja uma estrutura de gestão que as operacionalize, ou seja, que as coloque em prática. Essa estrutura de gestão é responsável por planejar, executar e monitorar as ações previstas nas políticas públicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais