Logo Passei Direto
Buscar
A disciplina História da Psicologia se apóia na proposta de Figueiredo (1991), de acordo com a qual:
I. O objeto de estudo da Psicologia é a subjetividade, ou seja, o conjunto de características da espécie humana que nos diferencia dos outros animais.
II. A Psicologia tornou-se uma área de estudos reconhecida como ciência quando os primeiros estudiosos do tema observaram que os homens possuiam auto-consciência.
III. Para que a Psicologia se constituisse como ciência independente foi necessário o surgimento de uma certa experiência de si que é decorrente de condições históricas determinadas.
É verdadeiro o que se afirma em:
a) I.
b) I e II.
c) II.
d) III.
e) II e III.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a proposta de Figueiredo (1991), o objeto de estudo da Psicologia é a subjetividade, ou seja, o conjunto de características da espécie humana que nos diferencia dos outros animais. Além disso, para que a Psicologia se constituisse como ciência independente foi necessário o surgimento de uma certa experiência de si que é decorrente de condições históricas determinadas. Portanto, a alternativa correta é a letra "a) I".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Faça uma leitura criteriosa dos textos indicados, procurando caracterizar a cisão entre os espaços público e privados como solução para o dilema posto pelos ideais iluministas. Reflita sobre as repercussões desta cisão para as subjetividades.

Leia as afirmacoes abaixo e responda quais os enunciados que contém a idéia correta de como a sociedade, antes do séc XVII, encarava a loucura.
I) Havia um grande medo da loucura e de todos aqueles considerados loucos. “Enlouquecer” era o maior mal que poderia acontecer a alguém, pois, uma vez louco, o sujeito seria retirado do convívio social, passando o resto de sua vida confinado em um “hospício”, destinado aos loucos, leprosos, ladrões e às prostitutas.
II) Não havia o medo que temos hoje do louco. Em determinadas culturas ele era visto como um visionário, como alguém que transcendia a experiência imediata, entrando em contato com outras dimensões da verdade.
III) O louco era encarado como alguém que fosse possuído pelo demônio ou, simplesmente, como alguém “bobo”.

A) A afirmação I é correta.
B) A afirmação II é correta.
C) As afirmações I e II são corretas.
D) As afirmações II e III são corretas.
E) A afirmação III é correta.

Responda: Atestam o valor de sobrevivência destacado por Darwin:
I. Os afetos podem influenciar o comportamento, interferindo no outro, no sentido de intensificá-los ou enfraquecê-los.
II. Os bebês buscam e utilizam informações emocionais de pessoas que lhe são significativas para compreender novas experiências.
III. As emoções preparam o sujeito para lidar com emergências, preparando-o para a fuga ou a defesa.
A) o que se afirma em I.
B) o que se afirma em III.
C) o que se afirma em I e II.
D) o que se afirma em I e III.
E) o que se afirma em II e III.

Acerca das diferenças entre as três psicologias propostas a que estamos nos referindo, assinale a afirmativa correta:
Wundt queria estudar a apercepção, ou seja, a organização dos elementos da experiência consciente; Titchener queria estudar as estruturas da consciência; a Psicologia Funcionalista queria estudar a utilidade, o propósito dos processos mentais para o organismo vivo, em suas permanentes tentativas de adaptar-se ao ambiente.
A) Wundt queria estudar a apercepção, ou seja, a organização dos elementos da experiência consciente; Titchener queria estudar as estruturas da consciência; a Psicologia Funcionalista queria estudar a utilidade, o propósito dos processos mentais para o organismo vivo, em suas permanentes tentativas de adaptar-se ao ambiente.
B) Titchener queria estudar os conteúdos da consciência; Wundt queria estudar as estruturas da consciência; a Psicologia Funcionalista queria estudar a utilidade, o propósito dos processos mentais para o organismo vivo em suas permanentes tentativas de adaptar-se ao seu ambiente.
C) Enquanto a Psicologia Funcionalista queria estudar os conteúdos da consciência, Wundt queria estudar as estruturas da consciência, e Titchener queria estudar a utilidade, o propósito dos processos mentais para o organismo vivo.
D) Titchener queria estudar os conteúdos da consciência; Wundt queria estudar a utilidade, o propósito dos processos mentais para o organismo vivo; a Psicologia Funcionalista buscava investigar as estruturas da consciência.
E) Titchener e Wundt concordavam que a Psicologia deveria se dedicar ao estudo das estruturas da consciência, enquanto a Psicologia Funcionalista queria estudar a estrutura e a utilidade dos processos mentais para o organismo vivo em suas permanentes tentativas de adaptar-se ao seu ambiente.

Mais conteúdos dessa disciplina