Buscar

Embora a mecânica moderna do solo tenha evoluído em maior medida, ainda usamos os princípios básicos estabelecidos pelo Dr. Karl Terzaghi, pioneiro...

Embora a mecânica moderna do solo tenha evoluído em maior medida, ainda usamos os princípios básicos estabelecidos pelo Dr. Karl Terzaghi, pioneiro neste ramo na ciência, para quase todas as teorias e conceitos da mecânica do solo diariamente. Sobre a compactação de solos, analise as afirmativas a seguir:
I. Em obras rodoviárias, o ensaio de compactação laboratorial é realizado para determinar a condição ótima de umidade e, por consequência, determinar a quantidade de vezes que o rolo compactador terá que passar pelo local definido.
II. É um fenômeno de colapso que está intrinsecamente relacionado à perda de resistência.
III. O emprego de uma energia de compactação maior promoverá um aumento de densidade do mesmo, independente das características desse solo.
IV. A curva granulométrica, obtido através de ensaio laboratorial, tem intuito de fornecer o grau de resistência do solo.
a) I, II, III.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e IV apenas.
e) III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

A2
6 pág.

Geotecnia e Mecânica de Solos FMU COMPLEXO EDUCACIONALFMU COMPLEXO EDUCACIONAL

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I, II, III". Justificativa: I. Em obras rodoviárias, o ensaio de compactação laboratorial é realizado para determinar a condição ótima de umidade e, por consequência, determinar a quantidade de vezes que o rolo compactador terá que passar pelo local definido. Essa afirmativa está correta, pois o ensaio de compactação laboratorial é utilizado para determinar a umidade ótima do solo e a energia de compactação necessária para atingir a densidade máxima do solo. II. É um fenômeno de colapso que está intrinsecamente relacionado à perda de resistência. Essa afirmativa está correta, pois a compactação excessiva pode levar ao colapso do solo, que está relacionado à perda de resistência. III. O emprego de uma energia de compactação maior promoverá um aumento de densidade do mesmo, independente das características desse solo. Essa afirmativa está correta, pois o aumento da energia de compactação aumenta a densidade do solo, independentemente das características do solo. IV. A curva granulométrica, obtido através de ensaio laboratorial, tem intuito de fornecer o grau de resistência do solo. Essa afirmativa está incorreta, pois a curva granulométrica é utilizada para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou seja, a proporção de cada tamanho de partícula presente no solo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais