Buscar

Com base nas discussões acerca da função poética da linguagem, vamos refletir, rapidamente, acerca das diferenças entre as linguagens do texto lite...

Com base nas discussões acerca da função poética da linguagem, vamos refletir, rapidamente, acerca das diferenças entre as linguagens do texto literário e do texto não literário. Tzvetan Todorov (1978, p. 18) afirma que, assim como prevê a função poética, “a literatura é uma linguagem não instrumental e o seu valor reside nela própria”, ou seja, o acento está na própria mensagem. É importante frisar, mesmo que não seja um assunto que aqui será debatido, que o próprio conceito de literatura também sofreu alterações no decorrer dos séculos e que os vários teóricos e críticos que se debruçam nesse assunto possuem opiniões distintas.

FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2024.

 

A partir da leitura do texto e dos conhecimentos apresentados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


 

I. A linguagem literária se caracteriza pela primazia da função referencial, buscando transmitir informações de forma clara, objetiva e precisa.

PORQUE

II. A linguagem não literária prima pela estética, pela expressividade e pela criação de efeitos sensoriais e emocionais no leitor, provocando reflexões e despertando sentimentos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas


Alternativa 1:


As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:


As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 4:


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:


As asserções I e II são falsas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 2: As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Isso porque a linguagem literária não se caracteriza pela primazia da função referencial, mas sim pela função poética, que busca a expressividade e a criação de efeitos sensoriais e emocionais no leitor, enquanto a linguagem não literária busca transmitir informações de forma clara, objetiva e precisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais