Buscar

"A Constituição de 1988 dotou os tribunais de um poder de autogoverno consistente na eleição de seus órgãos diretivos, elaboração de seus regimento...

"A Constituição de 1988 dotou os tribunais de um poder de autogoverno consistente na eleição de seus órgãos diretivos, elaboração de seus regimentos internos, organização de suas secretarias e serviços auxiliares e os dos juízos que lhes forem vinculados, no provimento dos cargos de magistrados de carreira da respectiva jurisdição, bem como no provimento dos cargos necessários à administração da Justiça." (MENDES, 2022, p.2868).

Com base no texto apresentado acima, assinale a alternativa correta com relação aos órgãos que compõem a estrutura do Poder Judiciário.

Escolha uma:

a.

São órgãos do Poder Judiciário, dentre outros, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho de Defesa Nacional e os Tribunais e Juízes Militares.

b.

Compete privativamente aos Tribunais de Justiça propor ao Poder Legislativo respectivo a criação ou extinção dos tribunais inferiores.

c.

O Supremo Tribunal Federal possui a capital do país como sede de funcionamento e jurisdição em todo o território nacional.

d.

Compete privativamente ao Supremo Tribunal Federal propor ao Poder Legislativo respectivo a alteração do número de membros dos tribunais inferiores.

e.

Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, originariamente, as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta com relação aos órgãos que compõem a estrutura do Poder Judiciário é a letra b: "Compete privativamente aos Tribunais de Justiça propor ao Poder Legislativo respectivo a criação ou extinção dos tribunais inferiores." Isso porque a Constituição de 1988 estabeleceu que os tribunais têm poder de autogoverno, o que inclui a organização de seus serviços auxiliares e a elaboração de seus regimentos internos, bem como o provimento dos cargos de magistrados de carreira da respectiva jurisdição e dos cargos necessários à administração da Justiça. No entanto, a criação ou extinção de tribunais inferiores é uma competência privativa dos Tribunais de Justiça, e não do Conselho Nacional de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais