Buscar

5.  Em 2020, como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus, foi emitida pelo Ministério da Saúde a Portaria n.º 639, conforme trecho trans...

5. 

Em 2020, como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus, foi emitida pelo Ministério da Saúde a Portaria n.º 639, conforme trecho transcrito a seguir:


"[...] trata do cadastramento e treinamento de profissionais da saúde, inclusive o biomédico, tendo o intuito – conforme a própria Portaria estabelece – de criação de um cadastro geral de profissionais da área da saúde habilitados para atuar em território nacional, que poderá ser consultado pelos entes federados, em caso de eventual necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento à covid-19" (CFBM, 2020).​​​​​​​


Sobre a participação do biomédico na pandemia e na saúde do Brasil, assinale a alternativa correta.



A. 

O profissional de biomedicina, apesar de capacitado, não está habilitado a atuar na saúde coletiva, já que não se trata de uma habilitação.



B. 

O curso de biomedicina tem sido limitado desde o seu registro, conforme observado pela redução no número de habilitações disponíveis.



C. 

O profissional é habilitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, devendo a complexidade ser avaliada conforme o local de trabalho.



D. 

O profissional é um agente importante para o funcionamento e o desenvolvimento da saúde. Por isso, tem como atribuição atuar individualmente.



E. 

O profissional pode atuar em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde em instituições públicas e privadas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O profissional é habilitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, devendo a complexidade ser avaliada conforme o local de trabalho." Isso porque a Portaria nº 639 do Ministério da Saúde inclui o biomédico no cadastramento e treinamento de profissionais da saúde para atuar em território nacional, o que significa que ele está habilitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desde que a complexidade seja avaliada de acordo com o local de trabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais