Buscar

Prenda, ocupante de cargo público na justiça eleitoral, agindo com dolo, exerceu atividade de consultoria para determinada pessoa jurídica com inte...

Prenda, ocupante de cargo público na justiça eleitoral, agindo com dolo, exerceu atividade de consultoria para determinada pessoa jurídica com interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições de Prenda, durante a atividade. Nesse cenário, considerando as disposições da Lei n. 8.429/1992, alterada pela Lei n. 14.230/2021, é correto afirmar que:
A A conduta praticada por Prenda constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.
B Caso a conduta de Prenda seja considerada ato de menor ofensa aos bens jurídicos tutelados pela Lei n. 8.429/1992, a sanção limitar-se-á à perda da função pública.
C Independentemente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções penais comuns e de responsabilidade, civis e administrativas previstas na legislação específica, Prenda está sujeita à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 12 (doze) anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 12 (doze) anos.
D Eventual indisponibilidade de bens somente poderá ser deferida após a oitiva de Prenda.
E Sanções eventualmente aplicadas na esfera penal não deverão ser compensadas com as sanções aplicadas pelo cometimento do ato de improbidade, tendo em vista a independência das esferas de responsabilização civil, penal e administrativa.

Essa pergunta também está no material:

tse-tres-concurso-unificado-11-simulado-tecnico-judiciario-area-administrativa-2401127646m-propaganda
30 pág.

Direito Constitucional I Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de ArapiracaCentro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A conduta praticada por Prenda constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública". Isso porque, de acordo com a Lei n. 8.429/1992, alterada pela Lei n. 14.230/2021, a conduta de Prenda configura ato de improbidade administrativa, uma vez que ela exerceu atividade de consultoria para determinada pessoa jurídica com interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições de Prenda, durante a atividade. Essa conduta atenta contra os princípios da administração pública, o que caracteriza o ato de improbidade administrativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina