Buscar

5) Na medida em que a existência da Lei Orgânica Municipal está prevista na Constituição da República, sujeitando-se aos balizamentos ali estabelec...

5) Na medida em que a existência da Lei Orgânica Municipal está prevista na Constituição da República, sujeitando-se aos balizamentos ali estabelecidos, é correto afirmar que:
A) as matérias passíveis de serem regulamentadas pela Lei Orgânica municipal podem ser restringidas pela Constituição Estadual, que pode uniformizar, livremente, a legislação dos Municípios situados em seu território.
B) a Lei Orgânica municipal, como projeção da autonomia municipal, deve disciplinar a organização municipal consoante os balizamentos estabelecidos pela Constituição da República, não sendo possível que a Constituição Estadual o faça.
C) as matérias passíveis de serem regulamentadas pela Lei Orgânica municipal podem ser livremente ampliadas pela Constituição Estadual, com o uso do instituto da delegação de competências legislativas.
D) a relação de sujeição normativa decrescente identificada entre a Constituição da República, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica municipal faz com que a última possa ser livremente comprimida pela expansão das duas primeiras.
E) a Lei Orgânica municipal pode estabelecer a disciplina normativa de toda e qualquer temática afeta à competência legislativa municipal.

Essa pergunta também está no material:

31 pág.

Planejamento Urbano e Regional I Universidade Vale do Rio VerdeUniversidade Vale do Rio Verde

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) a Lei Orgânica municipal, como projeção da autonomia municipal, deve disciplinar a organização municipal consoante os balizamentos estabelecidos pela Constituição da República, não sendo possível que a Constituição Estadual o faça. A Lei Orgânica Municipal é a norma fundamental do município, que estabelece a organização e o funcionamento do poder executivo e legislativo municipal, respeitando os limites estabelecidos pela Constituição Federal. A Constituição Estadual não pode interferir na autonomia municipal, mas pode estabelecer normas gerais aplicáveis a todos os municípios do estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando