Buscar

2 Sabe-se que a massagem terapêutica é extensamente utilizada para redução da dor em diversas condições. Entretanto, com o aumento das pesquisas em...

2 Sabe-se que a massagem terapêutica é extensamente utilizada para redução da dor em diversas condições. Entretanto, com o aumento das pesquisas em relação aos efeitos esperados após as técnicas de manipulação do tecido mole, acredita-se que a massagem pode promover efeitos mecânicos e fisiológicos. Considerando esses efeitos, analise as seguintes afirmativas.
I- Um dos efeitos fisiológicos esperados é a redução nos níveis de cortisol e aumento nos níveis de serotonina e dopamina, que promove bons resultados nos transtornos de humor.
II- A massagem pode auxiliar na redução da dor, dentro de um sistema complexo de geração da dor que envolve funções cognitivas, centrais e sensoriais do nosso sistema nervoso central. Sendo o toque um importante agente sensorial.
III- Entre os efeitos mecânicos, destaca-se a diminuição do fluxo sanguíneo, que reduz o metabolismo da região manuseada e contribui na redução dos sintomas.
É CORRETO apenas o que se afirma em:

a) ( ) III apenas.
b) ( ) II e III.
c) ( ) I e III.
d) ( X ) I e II.
e) ( ) I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito das Autoatividades de Recursos Terapêuticos Manuais
12 pág.

Recursos Terapêuticos Manuais Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e II. Justificativa: I - Um dos efeitos fisiológicos esperados é a redução nos níveis de cortisol e aumento nos níveis de serotonina e dopamina, que promove bons resultados nos transtornos de humor. Essa afirmação está correta, pois a massagem terapêutica pode reduzir os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, e aumentar os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores relacionados ao bem-estar e humor. II - A massagem pode auxiliar na redução da dor, dentro de um sistema complexo de geração da dor que envolve funções cognitivas, centrais e sensoriais do nosso sistema nervoso central. Sendo o toque um importante agente sensorial. Essa afirmação também está correta, pois a massagem terapêutica pode ajudar a reduzir a dor por meio da estimulação de receptores sensoriais e da liberação de substâncias analgésicas naturais do corpo. III - Entre os efeitos mecânicos, destaca-se a diminuição do fluxo sanguíneo, que reduz o metabolismo da região manuseada e contribui na redução dos sintomas. Essa afirmação está incorreta, pois a massagem terapêutica pode aumentar o fluxo sanguíneo e o metabolismo da região manuseada, o que pode contribuir para a redução dos sintomas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais