Buscar

Todos nós já tivemos a experiência de estar em um lugar público e ouvir uma conversa acontecendo ao redor. Por razões de educação, geralmente não v...

Todos nós já tivemos a experiência de estar em um lugar público e ouvir uma conversa acontecendo ao redor. Por razões de educação, geralmente não voltamos o olhar diretamente para os eventuais participantes; somos, no entanto, capazes de formar alguma impressão que nos auxilie a identificá-los socialmente, avaliando a origem geográfica e a classe social dos participantes desconhecidos e as circunstâncias da interação em que se acham envolvidos apenas com base na expressão verbal.

 

Assim, vamos supor que, em uma viagem de ônibus, ouvíssemos o vizinho no banco de trás perguntar: “Farta muito pra essa lata veia chegá?”. Logo identificamos uma diferença entre a palavra “falta”, geralmente pronunciada com “u”, como “fauta”, e sua alternativa “farta” pronunciada com “r”; identificamos também a pronúncia da semivogal “i” no lugar de “lh” da palavra “velha”, pronunciada “veia”. Com base nesses traços, suspeitamos de que o falante tem origem rural ou baixa escolaridade, ou está muito à vontade, em uma situação extremamente familiar.

 

Por que é possível fazer essas adivinhações com grau considerável de acerto? A resposta mais natural é porque, por um lado, toda língua varia, isto é, não existe comunidade linguística alguma em que todos falem do mesmo modo e porque, por outro lado, a variação é o reflexo de diferenças sociais, como origem geográfica e classe social, e de circunstâncias da comunicação. Com efeito, um dos princípios mais evidentes desenvolvidos pela linguística é que a organização estrutural de uma língua (os sons, a gramática, o léxico) não está rigorosamente associada com homogeneidade; pelo contrário, a variação é uma característica inerente das línguas naturais.

 

 

CAMACHO, Roberto Gomes. Norma culta e variedades linguísticas. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 11.

 

 

TEXTO 2

 

Chopis Centis

 

Eu "di" um beijo nela

E chamei pra passear

A gente fomos no shopping

Pra "mode" a gente lanchar

Comi uns bicho estranho

Com um tal de gergelim

Até que "tava" gostoso, 

mas prefiro Aipim

Quanta gente

Quanta alegria

A minha felicidade é um crediário nas Casas Bahia

Esse tal chopis centis é muito legalzinho

Quando eu estou no trabalho

Não vejo a hora de descer dos andaime

Pra pegar um cinema, ver Schwazneger

E também o Van Damme.

(Mamonas Assassinas)

 

Considerando o exposto sobre variação linguística, julgue os itens a seguir.

 

I. Nessa letra de música, há exemplos de variação social e cultural, ou seja, pode-se verificar o uso do português não padrão e identificar a classe social do personagem.

 

II. A letra da música não apresenta uma transgressão à norma culta, uma vez que hoje se admite o falar informal, como o apresentado.

 

III. A letra da música apresenta variação regional quando da utilização do termo “Aipim” no lugar da palavra “mandioca”, por exemplo.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I e III, apenas.

B) 

II e III, apenas.

C) 

II, apenas.

D) 

I, II e III.

E) 

I, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e III, apenas. Justificativa: I. Nessa letra de música, há exemplos de variação social e cultural, ou seja, pode-se verificar o uso do português não padrão e identificar a classe social do personagem. III. A letra da música apresenta variação regional quando da utilização do termo “Aipim” no lugar da palavra “mandioca”, por exemplo. A alternativa B está incorreta, pois a letra da música apresenta transgressão à norma culta. A alternativa C está incorreta, pois a letra da música apresenta variação social, cultural e regional. A alternativa D está correta, pois inclui as afirmativas I, II e III. A alternativa E está incorreta, pois a letra da música apresenta variação regional e social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais