Buscar

Considere as afirmativas a seguir relacionadas à anemia ferropriva: (I)  A molécula de transferrina pode conter até dois átomos de ferro. Ela co...

Considere as afirmativas a seguir relacionadas à anemia ferropriva:

(I)  A molécula de transferrina pode conter até dois átomos de ferro. Ela conduz e entrega ferro a tecidos que têm receptores de transferrina, principalmente os eritroblastos na medula óssea, que incorporam o ferro na hemoglobina. Os eritrócitos, ao final da sobrevida, são destruídos nos macrófagos e o ferro é liberado da hemoglobina, entra no plasma e supre a maior parte do ferro da transferrina.

(II)  Na distensão sanguínea de paciente com anemia ferropriva, observam-se eritrócitos hipocrômicos e microcíticos, com raras células-alvo e pecilócitos em forma de lápis. 

(III)  Na gestação, é um período em que há maior necessidade de ferro devido à transferência de ferro da mãe para o feto e pela perda de sangue no parto. Porém, não há necessidade de tratamento de reposição de ferro, pois a hemoglobina mantém-se acima de 12 g/dL. 

Com relação as afirmativas, podemos considerar que:

Somente I e III estão corretas.

Somente a afirmativa I está correta.

Somente a afirmativa II está correta.

Todas estão corretas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Somente I e III estão corretas." A afirmativa I está correta, pois a transferrina é uma proteína que se liga ao ferro e o transporta pelo sangue para as células que precisam dele. A transferrina pode conter até dois átomos de ferro e é responsável por entregar o ferro aos eritroblastos na medula óssea, que incorporam o ferro na hemoglobina. A afirmativa II está incorreta, pois a distensão sanguínea em pacientes com anemia ferropriva é causada pela diminuição do número de eritrócitos e não pela presença de eritrócitos hipocrômicos e microcíticos. A afirmativa III está correta, pois durante a gestação há uma maior necessidade de ferro devido à transferência de ferro da mãe para o feto e pela perda de sangue no parto. No entanto, a hemoglobina pode se manter acima de 12 g/dL sem a necessidade de tratamento de reposição de ferro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina