Buscar

O esqueleto do membro inferior (esqueleto apendicular inferior) pode ser dividido em dois componentes funcionais: o cíngulo do membro inferior e os...

O esqueleto do membro inferior (esqueleto apendicular inferior) pode ser dividido em dois componentes funcionais: o cíngulo do membro inferior e os ossos do membro inferior livre. Marque a alternativa incorreta quanto aos ossos dos membros inferiores.

  • A margem posterior do ísquio forma a margem inferior de um entalhe profundo denominado incisura isquiática maior. A grande espinha isquiática triangular na margem inferior desse entalhe é um local de fixação de ligamentos.
  • O ílio forma a parte mediana do osso do quadril e contribui para formar a parte superior do acetábulo. O ílio tem partes mediais espessas (colunas) para sustentação de peso e partes posterolaterais finas, as asas, que proporcionam superfícies largas para a fixação carnosa dos músculos.
  • Na parte medial, a face sinfisial do corpo do púbis articula-se com a face correspondente do corpo do púbis contralateral por meio da sínfise púbica. A margem anterossuperior dos corpos unidos e da sínfise forma a crista púbica, que é o local de fixação dos músculos abdominais.
  • O acetábulo é a grande cavidade caliciforme na face lateral do osso do quadril que se articula com a cabeça do fêmur para formar a articulação do quadril. Os três ossos primários que constituem o osso do quadril contribuem para a formação do acetábulo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "O ílio forma a parte mediana do osso do quadril e contribui para formar a parte superior do acetábulo. O ílio tem partes mediais espessas (colunas) para sustentação de peso e partes posterolaterais finas, as asas, que proporcionam superfícies largas para a fixação carnosa dos músculos." Na verdade, o ílio forma a parte superior do osso do quadril e não a parte mediana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais