Buscar

A inclusão é um tema contemporâneo que se encontra em amplo debate e implementação em nosso Sistema Educacional. Sendo assim, as Diretrizes Curricu...

A inclusão é um tema contemporâneo que se encontra em amplo debate e implementação em nosso Sistema Educacional. Sendo assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica trazem aspectos importantes para a organização da Educação Especial nas escolas brasileiras. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a partir dessas considerações.
A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, não necessitando ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.
Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Os sistemas e as escolas devem criar condições para que o professor da classe comum possa explorar as potencialidades de todos os estudantes, adotando uma pedagogia dialógica, interativa, interdisciplinar e inclusiva e, na interface, o professor do AEE deve identificar habilidades e necessidades dos estudantes, organizar e orientar os serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade para a participação e aprendizagem dos estudantes.
a. V • V • V
b. V • F • F
c. F • V • V
d. F • V • F
e. F • F • V

Essa pergunta também está no material:

prova educação infantil fepese
16 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b": V • F • F. Justificativa: - A primeira afirmativa é falsa, pois a Educação Especial deve ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. - A segunda afirmativa é falsa, pois os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. - A terceira afirmativa é verdadeira, pois os sistemas e as escolas devem criar condições para que o professor da classe comum possa explorar as potencialidades de todos os estudantes, adotando uma pedagogia dialógica, interativa, interdisciplinar e inclusiva e, na interface, o professor do AEE deve identificar habilidades e necessidades dos estudantes, organizar e orientar os serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade para a participação e aprendizagem dos estudantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais