Buscar

O sistema genital masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, ducto ejaculatório, glândulas acessórias e o pênis. Os órgão...

O sistema genital masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, ducto ejaculatório, glândulas acessórias e o pênis. Os órgãos do sistema genital masculino formam a via espermática que designam para cada órgão uma função específica desde a formação do espermatozoide até a ejaculação para dentro do sistema genital feminino. O sistema genital feminino é composto pelos ovários, tuba uterina, vagina e órgãos genitais externos. E possui alguns órgãos com funções diferentes ao masculino, entretanto, a maioria dos órgãos são análogos e homólogos entres os sexos, possuindo funções iguais.

Considerando o que você estudou durante toda unidade, disserte em um pequeno texto sobre as analogias e homologias dos sistemas genitais masculino e feminino.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os sistemas genitais masculino e feminino possuem órgãos análogos e homólogos. Os órgãos análogos são aqueles que possuem funções semelhantes, mas que possuem origens embrionárias diferentes. Já os órgãos homólogos são aqueles que possuem a mesma origem embrionária, mas que podem ter funções diferentes. No sistema genital masculino, os testículos são análogos aos ovários femininos, pois ambos são responsáveis pela produção de gametas. O epidídimo é análogo à tuba uterina feminina, pois ambos são responsáveis pelo transporte dos gametas. Os ductos deferentes são análogos aos ligamentos redondos do útero feminino, pois ambos são responsáveis pelo suporte dos órgãos reprodutivos. O ducto ejaculatório é análogo ao canal cervical feminino, pois ambos são responsáveis pelo transporte dos gametas para o órgão reprodutor oposto. As glândulas acessórias são análogas às glândulas de Bartholin femininas, pois ambas são responsáveis pela lubrificação durante o ato sexual. O pênis é um órgão exclusivo do sistema genital masculino. Já no sistema genital feminino, os ovários são homólogos aos testículos masculinos, pois ambos possuem a mesma origem embrionária. A tuba uterina é homóloga ao epidídimo masculino, pois ambos possuem a mesma origem embrionária. A vagina é homóloga ao ducto deferente masculino, pois ambos possuem a mesma origem embrionária. Os órgãos genitais externos femininos são homólogos aos órgãos genitais externos masculinos, pois ambos possuem a mesma origem embrionária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais