Buscar

O sistema reprodutor masculino é composto pelo pênis, testículos, epidídimo, ducto deferente, ductos ejaculatórios, próstata, glândulas seminais, g...

O sistema reprodutor masculino é composto pelo pênis, testículos, epidídimo, ducto deferente, ductos ejaculatórios, próstata, glândulas seminais, glândulas bulbouretrais e uretra. Já o sistema feminino é formado pelo ovário, tubas uterinas, útero e vagina. MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N.; TORCHIA, M.G. Embriologia Básica. 9. ed. Rio de Janeiro – RJ.: Elsevier, 2016. p. 384. (adaptado) Considerando o excerto, avalie as afirmativas a respeito do sistema reprodutor masculino e feminino: I. A uretra é responsável pelo transporte, armazenamento e maturação dos espermatozoides; o ovário realiza o transporte do oócito secundário até o útero. II. Nos ductos ocorre a passagem do sêmen e excreção da urina; nas tubas uterinas ocorre a implantação do óvulo fertilizado e o desenvolvimento do feto durante a gravidez. III. Os testículos produzem o hormônio testosterona e os espermatozoides, enquanto que os ovários produzem os oócitos secundários, e os hormônios progesterona e estrogênio. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 3: I e II, apenas. Justificativa: I. A uretra é responsável pelo transporte da urina e do sêmen, enquanto que o ovário realiza o transporte do oócito secundário até a tuba uterina. II. Nos ductos ocorre a passagem do sêmen e nas tubas uterinas ocorre a fertilização do óvulo e o desenvolvimento do embrião. III. Os testículos produzem o hormônio testosterona e os espermatozoides, enquanto que os ovários produzem os oócitos secundários, e os hormônios progesterona e estrogênio. Portanto, a afirmativa I está correta, mas a afirmativa III está incorreta, pois os ovários não produzem a testosterona. A afirmativa II está parcialmente correta, pois os ductos ejaculatórios são responsáveis pela passagem do sêmen, mas não pela excreção da urina.

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Simões da Silva Costa

SOMENTE A III ESTA CORRETA

I. A uretra não é responsável pelo transporte, armazenamento e maturação dos espermatozoides. A função principal da uretra é conduzir a urina da bexiga para fora do corpo, e no caso do sistema reprodutor masculino, também serve para o transporte do esperma. O ovário não realiza o transporte do oócito secundário até o útero; esse papel é desempenhado pelas tubas uterinas. Portanto, a afirmativa I é incorreta.

II. Nos ductos ejaculatórios ocorre a passagem do sêmen, mas a excreção da urina ocorre na uretra. Nas tubas uterinas, ocorre a fertilização (união do óvulo com o espermatozoide), e não a implantação do óvulo fertilizado. O desenvolvimento do feto ocorre no útero durante a gravidez. Portanto, a afirmativa II também é incorreta.

III. Os testículos produzem tanto a testosterona como os espermatozoides. Os ovários produzem os oócitos secundários, progesterona e estrogênio. Portanto, a afirmativa III é correta.


0
Dislike0
User badge image

José Mauricio Lima

Esse não é nenhum pouco confiável a reposta I é totalmente equivocada

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais