Buscar

O aconselhamento genético é um serviço que atende consulentes, em geral casais preocupados com a possibilidade de gerar descendentes com distúrbios...

O aconselhamento genético é um serviço que atende consulentes, em geral casais preocupados com a possibilidade de gerar descendentes com distúrbios de origem genética. O serviço auxilia na avaliação dos riscos de se gerar descendentes com anormalidades genéticas e calcula a possibilidade de progenitores terem filhos com anormalidades genéticas que suas famílias já apresentam, ou seja, que revelam histórico familiar de anomalias genéticas. O heredograma a seguir registra a ocorrência de uma alteração metabólica com padrão de herança autossômica, denominada fenilcetonúria, em uma família na qual as pessoas com símbolos inseridos não conseguem metabolizar a enzima fenilalanina-hidroxilase, o que resulta no acúmulo de fenilalanina no sangue, sendo os excessos de até um grama por dia excretados na urina. Diz-se que tais pessoas revelam fenilcetonúria, ou PKU (phenyl ketonuria), que é acompanhada de grave retardamento mental e físico. Os símbolos vazios revelam pessoas normais. Considere o heredograma e assinale a proposição correta.
A A probabilidade de IV-3 ser heterozigoto é 1/2.
B O próximo descendente do casal consanguíneo será afetado.
C Os indivíduos da geração V são heterozigotos.
D Baseado na interação entre a Medicina e a Genética, o aconselhamento genético apenas avalia os riscos de se gerar descendentes com anomalias por meio dos cálculos probabilísticos.

Essa pergunta também está no material:

366 Questões do ENEM
104 pág.

Enem Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O próximo descendente do casal consanguíneo será afetado". Isso ocorre porque a fenilcetonúria é uma doença autossômica recessiva, ou seja, é necessário que ambos os pais sejam portadores do gene defeituoso para que a doença se manifeste em seus filhos. No heredograma, o casal consanguíneo (III-1 e III-2) são portadores da doença e têm um filho afetado (IV-1). Portanto, a probabilidade de que o próximo descendente desse casal seja afetado é de 25% (1 em 4).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais