Buscar

Paciente 38 anos, refere há 1 semana tosse seca noturna e dispneia aos moderados esforços eventualmente acompanhada de chiado no peito. Refere que ...

Paciente 38 anos, refere há 1 semana tosse seca noturna e dispneia aos moderados esforços eventualmente acompanhada de chiado no peito. Refere que apresentou sintomas semelhantes há 1 ano, durante o inverno, e tem tosse seca acompanhada de chiado quando pratica atividade física ou ocorre mudança na temperatura ambiente. Antecedentes Pessoais: tabagismo (+) 10 maço/ano/“bronquite” na infância / Antecedentes Familiares: avó falecida devido “bronquite” / Exame físico sem alterações com ausculta pulmonar normal / Radiografia de Tórax: normal / Espirometria: CVF - PRÉ 2,85 L (81%) PÓS 2,90 (82%); VEF1- PRÉ 2,80 L (80%) PÓS 2,85 (81%); VEF1/CVF - PRÉ 98% PÓS 98% ; Em relação ao caso acima é correto afirmar:
Pode-se afastar a hipótese de asma porque a espirometria é normal.
Como o paciente tem exposição ao tabaco podemos excluir asma como diagnóstico.
Devido história clinica compatível, o diagnóstico mais provável é asma e devemos orientar uso de broncodilatadores de curta duração, antes de praticar exercícios e/ou quando apresentar sintomas.
Como paciente tem poucos sintomas e espirometria normal, não é necessário o uso de medicamentos para tratar o tabagismo.
Neste caso a dosagem de IgE total é obrigatória para confirmar o diagnóstico.
A
B
C
D
E

Essa pergunta também está no material:

INTRO A PNEUMO
112 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a história clínica apresentada, o diagnóstico mais provável é asma e a opção correta é a letra C: "Devido história clinica compatível, o diagnóstico mais provável é asma e devemos orientar uso de broncodilatadores de curta duração, antes de praticar exercícios e/ou quando apresentar sintomas." A espirometria pode ser normal em pacientes com asma, especialmente em casos leves ou intermitentes. Além disso, a exposição ao tabaco é um fator de risco para o desenvolvimento de asma. A dosagem de IgE total pode ser útil para confirmar o diagnóstico, mas não é obrigatória.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais