Buscar

Homem de 80 anos de idade se apresenta com bradicardia. Tem doença arterial coronariana e sofreu angioplastia com colocação de dois stent há dois m...

Homem de 80 anos de idade se apresenta com bradicardia. Tem doença arterial coronariana e sofreu angioplastia com colocação de dois stent há dois meses, com restabelecimento bem-sucedido do fluxo sanguíneo. Não tem mais angina, mas está preocupado com sua frequência cardíaca baixa de 38 batimentos/minuto. Sua dose de atenolol foi reduzida de 50 mg/dia para 12,5 mg/dia, mas a bradicardia significativa persiste. A revisão de sistemas não é digna de nota. Ao exame físico, a frequência cardíaca é de 42 batimentos por minuto e regular, e a pressão sanguínea é de 150/92 mmHg. O exame de cabeça, olhos, ouvidos, nariz e garganta é normal para a idade, e o exame do pescoço não mostra bócio, sopros ou adenopatias. A ausculta do tórax é limpa e o exame cardíaco não revela sopros ou atritos. Estudos laboratoriais: TSH- 32 μU/ml (normal, 0,5 a 5 μ U/ml). Qual das seguintes formas de terapia com hormônio tireoidiano deve ser iniciada neste paciente?

A Levotiroxina, 75 µg/dia, pois o risco de coma mixedematoso é elevado; medir o TSH sérico em seis semanas.
B Suspender o atenolol e aumentar a dose de levotiroxina para 25 µg/dia por duas semanas, aumentando a dose em passos de 12,5 µg/d a cada duas semanas até que uma dosagem de 150 µg seja atingida.
C Levotiroxina, 25 µg/dia por duas semanas, aumentando a dosagem para 37,5 µg por mais duas semanas, e depois aumentando para 50 µg/dia; medir novamente o TSH sérico após seis semanas nessa dosagem.
D Internar o paciente em leito monitorizado com aumento da levotiroxina para 50 µg/dia.

Essa pergunta também está no material:

Tireóide 1
254 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a resposta correta é a alternativa C: Levotiroxina, 25 µg/dia por duas semanas, aumentando a dosagem para 37,5 µg por mais duas semanas, e depois aumentando para 50 µg/dia; medir novamente o TSH sérico após seis semanas nessa dosagem. O paciente apresenta bradicardia significativa, que persiste mesmo após a redução da dose de atenolol. Além disso, o exame laboratorial revelou um nível elevado de TSH, indicando hipotireoidismo. A terapia com hormônio tireoidiano é necessária para tratar o hipotireoidismo e pode ajudar a melhorar a bradicardia. A alternativa A está incorreta, pois a dose de levotiroxina sugerida é muito alta e pode levar a complicações. A alternativa B também está incorreta, pois não é necessário suspender o atenolol e a dose sugerida de levotiroxina é muito alta. A alternativa D é desnecessária, pois o paciente não apresenta sinais de coma mixedematoso e pode ser tratado em regime ambulatorial.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina