Buscar

Questão 3 Linfadenite Reacional Inflamatória Menino de 5 anos de idade é levado pela mãe em consulta ambulatorial, em virtude do surgimento de "car...

Questão 3 Linfadenite Reacional Inflamatória
Menino de 5 anos de idade é levado pela mãe em consulta ambulatorial, em virtude do surgimento de "caroços" em região cervical há 7 dias. Refere que, há 10 dias, o paciente apresentou quadro de rinorreia, tosse seca e febre (37,9ºC). Apresentou resolução espontânea do quadro após 3 dias, período no qual notou o surgimento de um abaulamento em região cervical. Ao exame físico, apresentava apenas múltiplas formações nodulares, fusiformes, broelásticas, móveis, discretamente dolorosas, medindo até 1,0cm de diâmetro bilateralmente em região cervical. Qual é a conduta que deve ser adotada neste momento?
a) Informar a mãe sobre o risco de tuberculose ganglionar, solicitar radiografia convencional de tórax e prova tuberculínica (PPD).
b) Alertar a mãe sobre a possibilidade de malformações cervicais congênitas e realizar punção aspirativa com agulha fina do maior nódulo.
c) Tranquilizar a mãe sobre provável quadro reacional benigno e informar não haver necessidade de exames complementares neste momento.
d) Explicar sobre o risco de neoplasias hematológicas durante a infância e realizar biópsia excisional do maior nódulo.

Essa pergunta também está no material:

Abcesso e Linfadenites cervicais
25 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta que deve ser adotada neste momento é a alternativa C: Tranquilizar a mãe sobre provável quadro reacional benigno e informar não haver necessidade de exames complementares neste momento. O paciente apresenta linfadenite reacional inflamatória, que é uma inflamação dos linfonodos em resposta a uma infecção ou inflamação local. É comum em crianças e geralmente é autolimitada, ou seja, resolve-se espontaneamente sem necessidade de tratamento específico. As outras alternativas apresentadas não são indicadas neste momento. A alternativa A sugere a possibilidade de tuberculose ganglionar, mas não há indícios suficientes para essa suspeita. A alternativa B sugere a possibilidade de malformações cervicais congênitas, o que não é compatível com o quadro clínico apresentado. A alternativa D sugere a possibilidade de neoplasias hematológicas, o que é pouco provável em um paciente com essas características clínicas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina