Buscar

Uma mulher de 28 anos de idade apresenta dor torácica anterior que piora com a tosse, dispneia leve, hipotensão postural e temperatura axilar de 38...

Uma mulher de 28 anos de idade apresenta dor torácica anterior que piora com a tosse, dispneia leve, hipotensão postural e temperatura axilar de 38,7°C, associada à dor cervical, com aumento do volume do pescoço 3 dias após restauração dentária em maxilar inferior. A tomogra a mostra coleção em região retrofaríngea e coleções mediastinais septadas, além de pequena efusão pleural à direita. Nesse caso:

A o uso exclusivo de medidas clínicas, sem o desbridamento agressivo das coleções descritas, levará muito provavelmente ao óbito.
B o germe mais provavelmente envolvido é E. coli.
C o desbridamento cirúrgico por bitoracotomia (incisão de clamshell) deve ser evitado, pela alta morbidade.
D a bitoracotomia, associada a cervicotomia ampla, deve ser reservada exclusivamente para os pacientes que não respondam à antibioticoterapia de amplo espectro.
E a manipulação dentária descrita não guarda relação causal com o presente quadro, devendo-se a propedêutica focar na investigação de eventual fístula esofágica.

Essa pergunta também está no material:

Abcesso e Linfadenites cervicais
25 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pela descrição do caso, a alternativa correta é a letra D: a bitoracotomia, associada a cervicotomia ampla, deve ser reservada exclusivamente para os pacientes que não respondam à antibioticoterapia de amplo espectro. O caso descrito sugere uma infecção grave, com formação de coleções em região retrofaríngea e mediastinais, além de efusão pleural. O tratamento inicial deve ser com antibioticoterapia de amplo espectro, mas em casos graves que não respondem ao tratamento clínico, pode ser necessária a realização de bitoracotomia e cervicotomia ampla para desbridamento cirúrgico das coleções. No entanto, essa abordagem deve ser reservada para casos selecionados, devido à alta morbidade associada. A manipulação dentária descrita pode ter sido a causa da infecção, mas é necessário investigar outras possíveis causas, como fístula esofágica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais