Buscar

Muitos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos abdominais podem desenvolver íleo pós-operatório, que afeta o estômago e o cólon primariamen...

Muitos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos abdominais podem desenvolver íleo pós-operatório, que afeta o estômago e o cólon primariamente. Acerca da motilidade gastrointestinal após laparotomias, assinale a alternativa correta.

A A motilidade do intestino delgado retorna após 5 dias.
B A motilidade gástrica retorna em 72 horas.
C A motilidade colônica retorna em 48 a 72 horas.
D Deve-se estimular o retorno da motilidade pós laparotomias com fármacos pró cinéticos.
E A deambulação precoce não tem impacto na motilidade gastrointestinal e deve ser evitada pelo risco de tromboembolismo pulmonar.

Essa pergunta também está no material:

59dbf36e-3384-4fd5-946a-06ef69968e28
114 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A motilidade colônica retorna em 48 a 72 horas". O íleo pós-operatório é uma complicação comum após cirurgias abdominais, que pode afetar a motilidade gastrointestinal. O retorno da motilidade intestinal após a cirurgia depende do tipo de procedimento realizado, mas geralmente a motilidade gástrica retorna em 24 a 48 horas, a motilidade do intestino delgado retorna em 2 a 5 dias e a motilidade colônica retorna em 48 a 72 horas. A deambulação precoce é recomendada para estimular o retorno da motilidade gastrointestinal e prevenir complicações como o tromboembolismo pulmonar. O uso de fármacos pró-cinéticos pode ser indicado em casos específicos, mas não é uma medida geralmente utilizada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais