Buscar

Portaria nº 675, de 30 de março de 2006, aprovou a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, que é uma importante ferramenta para que os usuários d...

Portaria nº 675, de 30 de março de 2006, aprovou a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, que é uma importante ferramenta para que os usuários do sistema de saúde conheçam e tenham seus direitos assegurados, bem como um instrumento para colaborar com a qualidade do Sistema de Saúde brasileiro. Considerando o disposto na referida Portaria, assinale “V” para as afirmativas VERDADEIRAS e “F” para as FALSAS:
( ) A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, por determinação da Portaria GM/MS 675, deve estar afixada em todas as Unidades de Saúde, públicas e privadas, em todo o País, em local visível e de fácil acesso pelos usuários.
( ) O primeiro princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura ao cidadão o acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, visando um atendimento mais digno e igualitário.
( ) Todos os cidadãos têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde promovidos pelo Sistema Único de Saúde e este acesso se dará, prioritariamente, pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia do cidadão.
( ) É direito dos cidadãos ter atendimento resolutivo com qualidade e garantia de continuidade da atenção, sempre que necessário, sendo que as informações sobre seu estado de saúde, como as hipóteses diagnósticas, devem ser compartilhadas pelos profissionais de saúde envolvidos no atendimento, de forma clara, objetiva e ética.
( ) O quinto princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura as responsabilidades que o cidadão deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada, devendo assumir responsabilidades pela recusa a procedimentos ou tratamentos recomendados e pela inobservância das orientações fornecidas pela equipe de saúde.
a) V – V – F – V – F.
b) V – F – V – V – F.
c) F – V – V – F – V.
d) F – F – V – F – V.
e) V – F – V – F – V.

Essa pergunta também está no material:

Prova-de-Saúde-Coletiva-Enfermagem
19 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a": V - V - F - V - F. Justificativa: - (V) A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, por determinação da Portaria GM/MS 675, deve estar afixada em todas as Unidades de Saúde, públicas e privadas, em todo o País, em local visível e de fácil acesso pelos usuários. - (V) O primeiro princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura ao cidadão o acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, visando um atendimento mais digno e igualitário. - (F) Todos os cidadãos têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde promovidos pelo Sistema Único de Saúde e este acesso se dará, prioritariamente, pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia do cidadão. (O correto seria "Todos os cidadãos têm direito ao acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde, sem qualquer forma de discriminação.") - (V) É direito dos cidadãos ter atendimento resolutivo com qualidade e garantia de continuidade da atenção, sempre que necessário, sendo que as informações sobre seu estado de saúde, como as hipóteses diagnósticas, devem ser compartilhadas pelos profissionais de saúde envolvidos no atendimento, de forma clara, objetiva e ética. - (F) O quinto princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura as responsabilidades que o cidadão deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada, devendo assumir responsabilidades pela recusa a procedimentos ou tratamentos recomendados e pela inobservância das orientações fornecidas pela equipe de saúde. (O correto seria "O quinto princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura as responsabilidades que o cidadão deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada, devendo buscar informações sobre sua saúde e sobre as doenças que o afetam, bem como sobre os serviços de saúde disponíveis e sobre como utilizar o sistema.")

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais