Buscar

Alguns pensadores abordaram a questão do corpo e da alma, entre eles estão Sócrates, Platão, Aristóteles e Santo Agostinho. Nesse contexto, analise...

Alguns pensadores abordaram a questão do corpo e da alma, entre eles estão Sócrates, Platão, Aristóteles e Santo Agostinho. Nesse contexto, analise e associe os itens que seguem:
( ) Preocupa-se com o limite que separa o homem dos animais; a razão era concebida como principal característica humana.
( ) Divide o homem em corpo e alma; definiu a cabeça (alma) como sendo o lugar da razão; a medula como ligação entre a alma e o corpo; ao morrer a matéria desapareceria e a alma ficaria livre para ocupar outro corpo; acreditava na imortalidade da alma, sendo essa separada do corpo.
( ) Alma e corpo não poderiam ser dissociados; a psyqué é o princípio ativo da vida; tudo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui sua alma.
( ) Estabelecia a separação entre corpo e alma, porém a alma era sede da razão e comprovação de uma manifestação divina no homem; a alma era tida como imortal; a ligação entre o homem e deus.
A - I, III, II e IV.
B - I, II, III e IV.
C - II, I, III e IV.
D - II, III, I e IV.

Essa pergunta também está no material:

Novo(a) Documento do Microsoft Word
14 pág.

Psicologia e Subjetividade Faculdade Santa CruzFaculdade Santa Cruz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D - II, III, I e IV. I - Preocupa-se com o limite que separa o homem dos animais; a razão era concebida como principal característica humana: Essa afirmação se refere a Aristóteles, que acreditava que o homem se diferenciava dos animais por sua capacidade de raciocínio. II - Divide o homem em corpo e alma; definiu a cabeça (alma) como sendo o lugar da razão; a medula como ligação entre a alma e o corpo; ao morrer a matéria desapareceria e a alma ficaria livre para ocupar outro corpo; acreditava na imortalidade da alma, sendo essa separada do corpo: Essa afirmação se refere a Platão, que acreditava na existência de duas realidades: o mundo sensível (corpo) e o mundo inteligível (alma). III - Alma e corpo não poderiam ser dissociados; a psyqué é o princípio ativo da vida; tudo que cresce, se reproduz e se alimenta, possui sua alma: Essa afirmação se refere a Aristóteles, que acreditava que a alma e o corpo eram inseparáveis e que a alma era o princípio ativo da vida. IV - Estabelecia a separação entre corpo e alma, porém a alma era sede da razão e comprovação de uma manifestação divina no homem; a alma era tida como imortal; a ligação entre o homem e deus: Essa afirmação se refere a Santo Agostinho, que acreditava que a alma era a parte divina do homem e que ela era imortal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais