Buscar

Leia o texto a seguir: Uma escola privada na cidade do Recife apresenta um sistema rígido na forma de avaliar os alunos do ensino médio. Existe um...

Leia o texto a seguir:


Uma escola privada na cidade do Recife apresenta um sistema rígido na forma de avaliar os alunos do ensino médio. Existe um quadro composto pelo nome dos melhores e os piores alunos das turmas. Essa escola é conhecida por esse processo e por ter um alto nível de aprovação em faculdades públicas.


Em contrapartida, a escola foi alvo da mídia na última semana passada porque vários alunos apresentaram quadro de crises de ansiedade e a escola chamou o SAMU para prestar atendimento.


Contudo, esse episódio não era raro de acontecer, isso porque uma Unidade de Saúde da Família da região relatou que vários adolescentes que estudam na referida escola apresentam quadro de ansiedade, inclusive, alguns deles começaram a fazer uso de remédio (Ritalina) para aumentar a concentração e aumentar o desempenho nas avaliações.


A psicóloga do Núcleo de Saúde da Família (NASF) afirma que em semana de prova os jovens chegam ao nível máximo de exaustão mental e que ao passar este período tem percebido que os alunos têm feito uso de cigarro, maconha e álcool após as aulas (numa praça perto da escola), para sociabilizarem e relaxarem do período exaustivo de provas.   


Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta. 


Grupo de escolhas da pergunta


Uma ação desenvolvida pelas profissionais do NASF com os alunos do ensino médio dessa escola seria um tipo de ação seletiva, pois os alunos apresentam maior risco para o uso de drogas.


Uma ação desenvolvida pelas profissionais do NASF com os alunos do ensino médio dessa escola seria um tipo de ação indicada, pois está voltada a população em geral do ensino médio da escola.


Uma ação desenvolvida pelas profissionais do NASF com os alunos do ensino médio dessa escola seria um tipo de ação universal, uma vez que não se refere a um grupo específico.


Uma ação desenvolvida pelas profissionais do NASF com os alunos do ensino médio dessa escola seria um tipo de ação indicada, pois, além de já fazerem uso de drogas, os alunos apresentam um comportamento de risco.


Uma ação desenvolvida pelas profissionais do NASF com os alunos do ensino médio dessa escola seria um tipo de ação indicada, pois os alunos apresentam maior risco para o uso de substâncias psicoativas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Uma ação desenvolvida pelas profissionais do NASF com os alunos do ensino médio dessa escola seria um tipo de ação indicada, pois os alunos apresentam maior risco para o uso de substâncias psicoativas." Isso porque a escola apresenta um sistema rígido de avaliação, o que pode gerar um alto nível de estresse e ansiedade nos alunos, levando-os a buscar formas de relaxamento, como o uso de drogas. Além disso, a escola já foi alvo da mídia por causa de crises de ansiedade em seus alunos. Portanto, uma ação indicada seria voltada para a prevenção do uso de drogas e para o cuidado com a saúde mental dos alunos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais