Buscar

No tocante ao tema da aprendizagem de adultos (a andragogia), podemos considerar os excertos a seguir relacionados à plasticidade cerebral como con...

No tocante ao tema da aprendizagem de adultos (a andragogia), podemos considerar os excertos a seguir relacionados à plasticidade cerebral como consequência do processo de aprendizagem eficiente. Qual desses poderão atuar e influenciar o aprender adulto?

 

  1. É preciso dizer que nem todas as notícias da neurociência são boas quando se trata da capacidade de aprender por toda a vida. Certos aspectos da plasticidade neural diminuem, sim, com a idade. O cérebro mais velho tem mais dificuldade em juntar os blocos construtivos básicos da aprendizagem.
  2. O aprendizado de coisas novas pode representar um desafio maior para os adultos, pois parece mais fácil aprender um idioma quando mais jovem. Por outro lado, os adultos parecem ser melhores na aprendizagem por associação. Com maior base de conhecimento para começar, têm mais probabilidade de captar novos conceitos por intermédio de suas ligações com ideias já conhecidas.
  3. A capacidade de aprender não só é para toda a vida como, dentro de certos limites, temos o poder de maximizar e guiar essa capacidade. Conforme vimos antes em nossa breve análise de neurociência e memória, manusear e armazenar informação no cérebro é um processo físico. Demanda energia, queima calorias e leva à síntese de novas proteínas e à alteração das existentes.
  4. O trabalho cerebral é bastante análogo ao exercício físico e, da mesma maneira, sujeito à regra do pratique-ou-esqueça. Além disso, não escolhemos simplesmente exercitar ou não o cérebro; podemos até mesmo escolher que partes do cérebro trabalhar.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O excerto que poderá atuar e influenciar o aprender adulto é o número 3: "A capacidade de aprender não só é para toda a vida como, dentro de certos limites, temos o poder de maximizar e guiar essa capacidade. Conforme vimos antes em nossa breve análise de neurociência e memória, manusear e armazenar informação no cérebro é um processo físico. Demanda energia, queima calorias e leva à síntese de novas proteínas e à alteração das existentes." Isso porque ele destaca a capacidade de aprendizagem ao longo da vida e a possibilidade de maximizar essa capacidade por meio de processos físicos no cérebro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais