Buscar

Conforme o art. 653, do Código Civil, opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar int...

Conforme o art. 653, do Código Civil, opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. Joana outorgou a Maria, por instrumento público, poderes especiais e expressos, por prazo indeterminado, para ela vender um terreno no interior de um munícipio do estado Rio Grande do Sul, No dia seguinte, quando viajava de carro para Montevidéu, capital do Uruguai, a mandante sofreu um acidente de trânsito no país vizinho e faleceu. No mesmo día da tragédia, sem saber do ocorrido, Maria vendeu o imóvel a Gabriel, que também desconhecia o óbito. Ambos estavam de boa-fé. ​​​​​​​Maria procurou você advogado para auxiliá-la, com base no cenário narrado acima. Analise se o ato praticado entre Maria e Gabriel é válido e indique as leis aplicáveis de acordo com a sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No caso narrado, o ato praticado entre Maria e Gabriel é inválido, pois o mandato foi extinto com a morte da mandante, Joana. Conforme o art. 682 do Código Civil, o mandato extingue-se pela revogação ou pela morte de qualquer das partes. Assim, mesmo que Maria tenha agido de boa-fé, a venda do terreno não é válida, pois ela não tinha mais poderes para praticar atos em nome da mandante. Nesse caso, a lei aplicável é o Código Civil brasileiro, em especial os artigos 653 e 682. Cabe ressaltar que, em caso de morte do mandante, o mandatário deve cessar imediatamente as atividades que estiver exercendo em nome do mandante, sob pena de responder por eventuais prejuízos causados.

0
Dislike0
User badge image

Luciano Couto

Padrão de resposta esperado

O ato é válido, uma vez que os contratantes agiram de boa-fé e desconheciam o óbito da mandante no momento da compra e venda do terreno, conforme o art. 689, do Código Civil. Também não se aplica, no caso em tela, os demais incisos de extinção do mandato do art. 682, do Código Civil.

​​​​​​​Portanto, o negócio jurídico é válido, conforme o art. 689, do Código Civil. Vale ler também o art. 686, do Código Civil.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais