Buscar

Para obtermos um entendimento satisfatório do processo de formulação do SUS, é necessário conhecer a trajetória de um dos principais líderes e idea...

Para obtermos um entendimento satisfatório do processo de formulação do SUS, é necessário conhecer a trajetória de um dos principais líderes e idealizadores do modelo de atenção à saúde no Brasil, e um dos fundadores do SUS, Antônio Sérgio da Silva Arouca.

Sobre a trajetória de Arouca, analise as sentenças a seguir:

I – Arouca foi um teórico que escreveu vários artigos, livros e sua tese de doutorado, intitulada “O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva”.

II - Em 1979, Arouca chega à presidência do CEBES, sendo o núcleo do CEBES reconhecido pela sua atuação parlamentar e o resultado disso é o 1º Simpósio sobre Política Nacional de Saúde, quando discutiram e produziram um documento importante chamado “A questão democrática na área da Saúde”.

III - Em 1989, Arouca assume a função de diretor da Organização Mundial da saúde (OMS).

IV - Em 1990, Arouca elegeu-se deputado municipal pelo Partido do Trabalhador(PT), atuando ativamente na Secretária Municipal de saúde e na secretária se gestão Participativa do Ministério da Saúde.

V – Em 2003, Arouca assumiu a coordenação geral de 12ª Conferência Nacional de Saúde e foi nomeado novamente para ser representante do Brasil na OMS.

Assinale a alternativa CORRETA:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e IV estão corretas. Justificativa: I - Correta. Antônio Sérgio da Silva Arouca foi um teórico que escreveu vários artigos, livros e sua tese de doutorado, intitulada “O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva”. II - Correta. Em 1979, Arouca chega à presidência do CEBES, sendo o núcleo do CEBES reconhecido pela sua atuação parlamentar e o resultado disso é o 1º Simpósio sobre Política Nacional de Saúde, quando discutiram e produziram um documento importante chamado “A questão democrática na área da Saúde”. III - Incorreta. Antônio Sérgio da Silva Arouca nunca assumiu a função de diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS). IV - Correta. Em 1990, Arouca elegeu-se deputado municipal pelo Partido do Trabalhador (PT), atuando ativamente na Secretária Municipal de saúde e na secretária se gestão Participativa do Ministério da Saúde. V - Incorreta. Antônio Sérgio da Silva Arouca não assumiu a coordenação geral de 12ª Conferência Nacional de Saúde e nem foi nomeado novamente para ser representante do Brasil na OMS em 2003.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image