Buscar

Dentre os primeiros passos para o dimensionamento de uma estrutura está o levantamento das ações atuantes sobre a mesma. Essas ações podem ser divi...

Dentre os primeiros passos para o dimensionamento de uma estrutura está o levantamento das ações atuantes sobre a mesma. Essas ações podem ser divididas em ações permanentes, variáveis e excepcionais segundo a NBR 8681. A respeito das ações permanentes que podem atuar sobre as pontes, está correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



Fazem parte das cargas permanentes o peso próprio dos elementos estruturais e auxiliares presentes na ponte. Seus valores dependem das características geométricas e materiais desses elementos.


Os recalques das fundações das pontes podem gerar esforços o que faz com que sejam considerados cargas permanentes. Para se evitar problemas com esses esforços recomenda-se sempre que possível utilizar estruturas hiperestáticas.


As águas em contato com as estruturas submersas geram cargas permanentes como a pressão exercida pela correnteza sobre os pilares.


As ações referentes ao empuxo da terra não devem ser consideradas no projeto dos tabuleiros.


Os pilares, quando abaixo da terra, sofrem ação de empuxos cujo valor é determinado para uma largura fictícia igual a 1,5 a largura do pilar.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a NBR 8681, as ações permanentes que podem atuar sobre as pontes incluem o peso próprio dos elementos estruturais e auxiliares presentes na ponte, bem como os recalques das fundações das pontes, que podem gerar esforços. As águas em contato com as estruturas submersas também geram cargas permanentes, como a pressão exercida pela correnteza sobre os pilares. No entanto, as ações referentes ao empuxo da terra devem ser consideradas no projeto dos tabuleiros e os pilares, quando abaixo da terra, sofrem ação de empuxos cujo valor é determinado para uma largura fictícia igual a 1,5 a largura do pilar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais