Buscar

O autor exagera ao associar o surgimento das ideologias nacionalistas com a intensificação de preconceitos étnicos, uma vez que na história contemp...

O autor exagera ao associar o surgimento das ideologias nacionalistas com a intensificação de preconceitos étnicos, uma vez que na história contemporânea não ocorreram violências étnicas respaldadas por discursos nacionalistas.
Nacionalismo é um sentimento natural dos povos, uma vez que todos os indivíduos necessariamente devem se orgulhar das conquistas de suas ações, de modo que não se trata de uma ideologia, mas sim de um fato presente na composição psíquica de todos os seres humanos.
O nacionalismo está relacionado com a própria reinvenção das identidades modernas que, entretanto, podem apresentar efeitos negativos no que diz respeito à identificação de grupos étnicos diferentes, compreendidos por certos grupos nacionalistas como inferiores.
Durante os séculos 19 e 20, a religião e a identidade étnica foram pouco mobilizadas para demarcar sentimentos nacionalistas.
“Religião” e “raça” não são componentes presentes nos discursos nacionalistas modernos.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Objetiva 3_ Antropologia_ Identidade e Diversidade
9 pág.

Identidades e Diversidade Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação do autor não é um exagero, mas sim uma constatação histórica. O surgimento das ideologias nacionalistas no século XIX esteve associado à intensificação de preconceitos étnicos e à violência contra grupos considerados inferiores. O nacionalismo não é apenas um sentimento natural dos povos, mas sim uma ideologia que busca a construção de um Estado-nação homogêneo, muitas vezes em detrimento de grupos étnicos e culturais minoritários. A religião e a identidade étnica foram sim mobilizadas para demarcar sentimentos nacionalistas, como no caso do nazismo na Alemanha, que utilizou a ideia de superioridade da raça ariana para justificar a perseguição e o extermínio de judeus e outros grupos considerados "inferiores".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais