Logo Passei Direto
Buscar
A tireoide é uma glândula bilobada que se situa na porção anterior do pescoço (normalmente ao nível de C5-T1) e cuja principal função é produzir os hormônios tireoidianos T3 e T4, sendo que para tal, ela conta com uma unidade funcional que é o folículo tireoidiano. Assim, a tireoide é um órgão de grande importância para o corpo humano, uma vez que ela é responsável por produzir hormônios que regulam grande parte do metabolismo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, o que implica dizer que a base de todo o problema está na quebra da autotolerância.
II- Ocorre uma falha ou um funcionamento insuficiente da produção do hormônio liberador de tireotrofina (TRH) pelo hipotálamo ou não há produção suficiente pela hipófise do hormônio estimulador da tireoide ou tireotrópico (TSH).
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D As duas asserções são proposições falsas.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é verdadeira, pois a Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca a tireoide, levando a uma inflamação crônica e gradual da glândula. A segunda asserção também é verdadeira, pois a Tireoidite de Hashimoto pode levar a uma disfunção tireoidiana, como hipotireoidismo, que ocorre quando a tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes. Isso pode ser causado por uma falha ou um funcionamento insuficiente da produção do hormônio liberador de tireotrofina (TRH) pelo hipotálamo ou não há produção suficiente pela hipófise do hormônio estimulador da tireoide ou tireotrópico (TSH).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca das definições sobre o tema, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Diabetes Tipo 1.
II- Diabetes Melittus.
III- Insulina.
IV- Diabetes Tipo 2.
( ) É definida como um distúrbio de metabolismo intermediário caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina, na sua ação, ou em ambos os mecanismos.
( ) É um hormônio produzido nas células beta das ilhotas pancreáticas e parte da sua produção é liberada constantemente (em níveis basais) na circulação sanguínea,
( ) Doença autoimune, onde o pâncreas para de produzir insulina. Não está associada ao excesso de peso.
( ) Doença onde não há produção suficiente ou adequada de insulina no corpo. Está associada ao excesso de peso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A I - III - II - IV.
B I - IV - II - III.
C II - III - I - IV.
D III - I - IV - II.

Sobre as DCNT, analise as sentenças a seguir:
I- O consumo excessivo de sal aumenta o risco de hipertensão e eventos cardiovasculares; e o alto consumo de carne vermelha, de carne altamente processada e de ácidos graxos trans está relacionado às doenças cardiovasculares e ao diabetes.
II- A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua continuada e crescente estruturação viabilizaram maior acesso e forte controle social, o que permitiu a formulação de múltiplas políticas públicas para o enfrentamento das DCNT.
III- Para o enfrentamento das DNCT, a OMS elegeu como alvo de ações em saúde os cinco principais fatores de risco para doenças crônicas: fumo, inatividade física, alimentação inadequada, uso prejudicial de álcool e insônia.
IV- As estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis enfatizam ações populacionais para controlar as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doença respiratória crônica, predominantemente pelo controle do fumo, inatividade física, alimentação inadequada e uso prejudicial de álcool.
Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Sobre os principais fatores de risco para contrair uma infecção sexualmente transmissível, analise as sentenças a seguir:
I- Múltiplos parceiros sexuais.
II- Uso prolongado com drogas ilícitas.
III- História prévia de ISTs.
IV- Uso adequado de preservativo.
Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

exemplos de complicações crônicas do DM.
( ) Em nível microvascular, o diabetes provoca lesão endotelial através do aumento da inflamação na parede vascular através do estresse oxidativo.
A F - F - V - V.
B F - V - V - F.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.

A Tuberculose constitui uma doença infectocontagiosa, crônica, granulomatosa e necrosante causada por uma bactéria. No Brasil, foram notificados aproximadamente 69 mil casos novos em 2020 (SES-MG, 2022). Acerca dessa doença infectocontagiosa, analise as sentenças a seguir:
I- O patógeno principal transmissor da Tuberculose é o Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch (BK).
II- A forma mais comum da doença é a miliar.
III- A tuberculose não constitui um problema de saúde pública.
IV- A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar e é causada pela inalação de aerossóis do trato respiratório, expelidos pela tosse, espirro ou fala de pacientes com tuberculose pulmonar ou laríngea.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina