Buscar

Leia o fragmento de texto: “O sistema imunológico sofre duplamente com o câncer: primeiro, perde por não conseguir combater as células cancerosas,...

Leia o fragmento de texto:


“O sistema imunológico sofre duplamente com o câncer: primeiro, perde por não conseguir combater as células cancerosas, dotadas de mecanismos que burlam as defesas do organismo; depois, com tratamentos que, em geral, atacam as células indiscriminadamente, tumorosas ou não [...] enfraquecendo ainda mais a saúde. Mas o avanço da imunoterapia tem levado ao desenvolvimento de estratégias e tecnologias que estimulam o sistema imunológico do paciente para que ele mesmo combata diversos tipos de câncer, entre os quais os de pulmão, próstata e mama, alguns dos mais incidentes na população mundial e que têm se beneficiado da terapêutica”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, D. Imunoterapia: a virada do sistema imunológico contra o câncer. Ciência e Cultura. v. 71, n. 4, p. 13-15, 2019.

A imunoterapia utiliza componentes do sistema imune para que ele seja capaz de combater enfermidades, como o câncer. Considerando o trecho e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 6 de Imunologia, sobre imunoterapia, analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:


I. ( ) A imunoterapia ativadora atua no tratamento de doenças pela supressão da resposta imune.

II. ( ) A imunoterapia supressora atua no tratamento de doenças pela indução da resposta imune.

III. ( ) Como exemplos de imunoterapia ativa, temos as vacinas celulares, um tipo de imunoterapia específica.

IV. ( ) A imunoterapia passiva utiliza imunoterapêuticos para exacerbar a resposta do sistema imune.

V. ( ) A imunoterapia costuma apresentar mais efeitos colaterais ao paciente que as terapias tradicionais.



Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A ) F – F – V – V – F

B ) V – V – V – F – F

C ) F – F – V – V – V

D ) V – V – F – F – V

E ) F – F – F – V – F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) F - F - V - V - V. Justificativa: I. (F) A imunoterapia ativadora atua no tratamento de doenças pela ativação da resposta imune. II. (F) A imunoterapia supressora atua no tratamento de doenças pela supressão da resposta imune. III. (V) Como exemplos de imunoterapia ativa, temos as vacinas celulares, um tipo de imunoterapia específica. IV. (F) A imunoterapia passiva utiliza imunoterapêuticos para exacerbar a resposta do sistema imune. V. (V) A imunoterapia costuma apresentar menos efeitos colaterais ao paciente que as terapias tradicionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais