Buscar

Para Bourdieu e Passeron, a escola é um espaço para reprodução das estruturas sociais. Isto ocorre pela legitimação, nas práticas pedagógicas, de u...

Para Bourdieu e Passeron, a escola é um espaço para reprodução das estruturas sociais. Isto ocorre pela legitimação, nas práticas pedagógicas, de um poder que é próprio do espaço escolar. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta:

 


habitus é um comportamento que surge do indivíduo e, nas relações que exerce na escola, transforma-se em prática coletiva, contudo, o habitus de uma escola é diferente do habitus de outra.

A violência simbólica é uma forma de poder que surge nas práticas escolares de autoritarismo. Por exemplo, são legitimadas pela crença de que o professor tem autoridade para ensinar usando os seus métodos.

A autoridade pedagógica é a capacidade e o domínio de conhecimento de um professor, o que só pode ocorrer por meio de muito estudo e titulação mais elevada, como um doutoramento.

A escola é um espaço social em que convivem pessoas com diferentes origens culturais, mas com os mesmos propósitos, por isso, quando se fala em reprodução, esta é uma questão discutível, pois todos podem se modificar.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Bourdieu e Passeron, a escola é um espaço para reprodução das estruturas sociais, o que ocorre pela legitimação, nas práticas pedagógicas, de um poder que é próprio do espaço escolar. A alternativa correta é a letra B: "A violência simbólica é uma forma de poder que surge nas práticas escolares de autoritarismo. Por exemplo, são legitimadas pela crença de que o professor tem autoridade para ensinar usando os seus métodos."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais