Logo Passei Direto
Buscar
Os diodos Zener tem esse nome em homenagem ao físico americano Clarence Melvin Zener (1905-1993), que foi o primeiro a descrever o mecanismo de ruptura de isoladores elétricos. Os diodos Zener são um tipo de diodo que, diferentemente da maioria das aplicações nas quais os diodos operam na região de condução, o diodo Zener opera sempre polarizado reversamente. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como um regulador de tensão. É claro que, se a tensão crescer demais, o diodo zener também vai abrir e se comportar como um circuito aberto.
A partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como um tiristor. É claro que, se a tensão crescer demais, o diodo zener também vai queimar e entrar em curto.
A partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como uma fonte não linear de corrente. É claro que, se a tensão crescer demais, o diodo zener também vai abrir e se comportar como um circuito aberto.
A partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como um regulador de tensão. É claro que, se a tensão crescer demais, o diodo zener também vai queimar e entrar em curto.
A
B
C
D
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como um regulador de tensão. É claro que, se a tensão crescer demais, o diodo zener também vai abrir e se comportar como um circuito aberto."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
O diodo de silício real em polarização direta possui, no máximo, uma queda de tensão de 1 V.
É possível notar que sua corrente é medida em miliampères e possui uma subida rápida após o seu "joelho".
A equação de Chutney pode ser utilizada para definir as características do diodo semicondutor nas regiões de polarização reversa e direta.
O valor da corrente de saturação reversa que aparece na equação de Chutney costuma ser mensuravelmente menor que a real de um diodo comercial devido a diversos fatores dentre os quais é possível destacar a corrente de fuga, a geração de portadores na região de depleção, sensibilidade à temperatura etc.
A F - V - V - F.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - V - F - V.

Com essa configuração de circuito, a tensão mínima aplicada aos terminais de um LED para que ele emita luz é de:
3,50 V.
3,30 V.
3,70 V.
3,40 V.
A
B
C
D

Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
O nome desse arquivo fornecido pelo fabricante é chamado de datasheet ou folha de dados.
O nome desse arquivo fornecido pelo fabricante é chamado de deeplearning ou folha de dados.
O nome desse arquivo fornecido pelo fabricante é chamado de datamining ou folha de dados.
O nome desse arquivo fornecido pelo fabricante é chamado de bigdata ou folha de dados.
A
B
C
D

Existem alguns dados que são necessários para uma correta utilização do dispositivo semicondutor. São elas:
Tensão inversa, em condições específicas de temperatura e corrente, Corrente inversa máxima, em condição específica de temperatura, Corrente de saturação reversa, em condições específicas de temperatura e tensão, Tensão reversa nominal, PIV ou PRV ou V(BR), em condição específica de temperatura, Dissipação máxima de tensão, em condição específica de temperatura, Níveis de capacitância, Tempo de recuperação reversa, Faixa de temperatura de operação.
Tensão inversa, em condições específicas de temperatura e corrente, Corrente direta máxima, em condição específica de temperatura, Corrente de saturação reversa, em condições específicas de temperatura e tensão, Tensão reversa nominal, PIV ou PRV ou V(BR), em condição específica de temperatura, Dissipação máxima de resistência, em condição específica de temperatura, Níveis de capacitância, Tempo de recuperação reversa, Faixa de temperatura de operação.
Tensão direta, em condições específicas de temperatura e corrente, Corrente inversa máxima, em condição específica de temperatura, Corrente de saturação reversa, em condições específicas de temperatura e tensão, Tensão reversa nominal, PIV ou PRV ou V(BR), em condição específica de temperatura, Dissipação máxima de corrente, em condição específica de temperatura, Níveis de capacitância, Tempo de recuperação reversa, Faixa de temperatura de operação.
Tensão direta, em condições específicas de temperatura e corrente, Corrente direta máxima, em condição específica de temperatura, Corrente de saturação reversa, em condições específicas de temperatura e tensão, Tensão reversa nominal, PIV ou PRV ou
A
B
C
D

Assinale a alternativa CORRETA:
I- O diodo "desligado" ou com polarização reversa ocorre quando se aplica uma diferença de potencial entre os terminais do diodo de modo que o terminal positivo esteja conectado ao material semicondutor do tipo p e o terminal negativo esteja conectado ao material semicondutor do tipo n.
II- O fluxo dos portadores minoritários resultante (elétrons do material semicondutor do tipo p para o material semicondutor do tipo n e de lacunas do material semicondutor do tipo n para o material semicondutor do tipo p) não foi alterado em magnitude (uma vez que o controle da condução ocorre, principalmente, devido ao pequeno número de impurezas adicionadas ao material).
III- Um método alternativo para descobrir se o diodo está em polarização direta ou reversa é analisar que em polarização reversa o terminal positivo está conectado ao material semicondutor do tipo n e o terminal negativo está conectado ao material semicondutor do tipo p.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA:
I- Chamamos de corrente de saturação reversa a corrente existente em condição de polarização reversa, Is, vale a pena observar que o sentido da corrente de saturação reversa é oposto ao sentido da corrente convencional do diodo.
II- O valor de Is normalmente tem alguns microampères, sendo normalmente expressa em nanoampères, tendo como exceção dispositivos de alta potência.
III- Se VD<0 V é possível perceber que o nível de corrente reversa é rapidamente alcançado e sem mantem praticamente inalterado com a variação da tensão, daí o termo corte.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Se ligarmos terminais às extremidades de cada material, isso resultará em um dispositivo com dois terminais, onde se torna possível três opções: sem polarização, polarização direta e polarização reversa.
II- A região em torno da junção dos materiais n e p (camada de depleção) é uma região escassa de portadores livres.
III- Quando falamos em polarização, nos referimos à aplicação de uma tensão externa aos terminais com o objetivo de extrair uma resposta.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina