Buscar

Leia o fragmento a seguir: “Com os elétrons da camada de valência, podemos prever a quantidade de ligações de cada átomo que queira compartilhar se...

Leia o fragmento a seguir:

“Com os elétrons da camada de valência, podemos prever a quantidade de ligações de cada átomo que queira compartilhar seus elétrons para realizar a ligação covalente. [...], porém nem todos os átomos realizam suas ligações obedecendo à regra do octeto”.

Após esta avaliação, caso queira consultar integralmente o trecho, ele estará disponível em: CHRISTOFF, P.  Química inorgânica: tabelando com a Química. Curitiba: Interesaberes, 2021, p. 197.

De acordo com o fragmento anterior e com os conteúdos estudados do livro-base Química Inorgânica: Tabelando com a Química, assinale a alternativa correta sobre a fórmula estrutural dos compostos.

A) A molécula da água é formada por um átomo de 8O e dois átomos de 1H. Para atingir o octeto cada H recebe um elétron no compartilhamento, enquanto o O recebe dois.

B) O metano (CH4) é formado por um átomo de 6C e quatro átomos de 1H. Na formação dessa molécula o carbono precisa de 3 elétrons para atingir o octeto da camada de valência.

C) O flúor (9F) é um halogênio. Dessa forma, na formação de uma molécula o F precisa realizar três ligações para se tornar estável.

D) A molécula da amônia é formada entre um átomo de 7N e três átomos de 1H Para que esses átomos atinjam a estabilidade cada H fará duas ligações e o N duas.

E) O HF é uma molécula simples, formada apenas por um 1H e um 9F. Para atingir a estabilidade eletrônica é necessário que quatro elétrons sejam compartilhados entre eles.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) A molécula da água é formada por um átomo de 8O e dois átomos de 1H. Para atingir o octeto cada H recebe um elétron no compartilhamento, enquanto o O recebe dois. B) O metano (CH4) é formado por um átomo de 6C e quatro átomos de 1H. Na formação dessa molécula o carbono precisa de 3 elétrons para atingir o octeto da camada de valência. C) O flúor (9F) é um halogênio. Dessa forma, na formação de uma molécula o F precisa realizar três ligações para se tornar estável. D) A molécula da amônia é formada entre um átomo de 7N e três átomos de 1H. Para que esses átomos atinjam a estabilidade cada H fará duas ligações e o N duas. E) O HF é uma molécula simples, formada apenas por um 1H e um 9F. Para atingir a estabilidade eletrônica é necessário que quatro elétrons sejam compartilhados entre eles. A alternativa correta é a letra D) A molécula da amônia é formada entre um átomo de 7N e três átomos de 1H. Para que esses átomos atinjam a estabilidade cada H fará duas ligações e o N duas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais