Buscar

04. Considerando o Modelo de Mundell-Fleming com mobilidade perfeita de capitais para uma pequena economia aberta, classifique as seguintes afirmat...

04. Considerando o Modelo de Mundell-Fleming com mobilidade perfeita de capitais para uma pequena economia aberta, classifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): (Necessário apresentar o desenvolvimento).
(V) A política fiscal tem efeito maior sobre o produto sob taxas de câmbio fixas do que sob taxas de câmbio flexíveis. Isso porque a política fiscal desencadeia uma acomodação monetária.
(F) Uma expansão fiscal tende a aumentar as exportações.
(F) Sob taxas de câmbio fixas, o estoque de moeda deve ser constante.
(F) Sob taxas de câmbio flexíveis, uma política monetária contracionista leva a uma diminuição do produto, um aumento da taxa de juros e uma apreciação cambial.
(V) Sob taxas de câmbio fixas, o Banco Central não pode mais utilizar a política monetária como um instrumento de política econômica, dado que o país deverá manter a taxa de juros doméstica igual à taxa de juros externa.

Essa pergunta também está no material:

Lista 05 - IS-LM-BP com perfeita mobilidade
2 pág.

Macroeconomia II Fundação Universidade do Estado de Santa CatarinaFundação Universidade do Estado de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desenvolvimento: (V) A política fiscal tem efeito maior sobre o produto sob taxas de câmbio fixas do que sob taxas de câmbio flexíveis. Isso ocorre porque, em um regime de taxas de câmbio fixas, a política fiscal desencadeia uma acomodação monetária, ou seja, uma mudança na oferta de moeda que leva a uma mudança na taxa de juros. Já em um regime de taxas de câmbio flexíveis, a política fiscal não tem efeito sobre a taxa de juros, pois a oferta de moeda é determinada pelo mercado. (F) Uma expansão fiscal tende a aumentar as exportações. Isso ocorre porque uma expansão fiscal leva a um aumento da demanda agregada, o que pode levar a um aumento das importações e, consequentemente, a uma redução das exportações. (F) Sob taxas de câmbio fixas, o estoque de moeda deve ser constante. Isso não é verdade, pois em um regime de taxas de câmbio fixas, o Banco Central pode intervir no mercado cambial para manter a taxa de câmbio constante, o que pode levar a mudanças no estoque de moeda. (F) Sob taxas de câmbio flexíveis, uma política monetária contracionista leva a uma diminuição do produto, um aumento da taxa de juros e uma apreciação cambial. Isso não é verdade, pois em um regime de taxas de câmbio flexíveis, uma política monetária contracionista leva a uma redução da oferta de moeda, o que pode levar a uma redução da demanda agregada, uma redução da taxa de juros e uma desvalorização cambial. (V) Sob taxas de câmbio fixas, o Banco Central não pode mais utilizar a política monetária como um instrumento de política econômica, dado que o país deverá manter a taxa de juros doméstica igual à taxa de juros externa. Isso ocorre porque, em um regime de taxas de câmbio fixas, o Banco Central deve intervir no mercado cambial para manter a taxa de câmbio constante, o que limita sua capacidade de utilizar a política monetária para controlar a oferta de moeda e a taxa de juros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais