Buscar

Lista 05 - IS-LM-BP com perfeita mobilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS – ESAG
MACROECONOMIA II
Lista 05 – Curva J. Condição Marshall-Lerner. IS-LM-BP com perfeita mobilidade.
01. Suponha que a condição de Marshall-Lerner seja válida e P/P*=1 de modo que ε = E (taxa de câmbio real e nominal são as mesmas). No curto prazo, em uma economia aberta com flexibilidade de capitais, taxas de câmbio e expectativas constantes sobre a taxa de câmbio futura, uma política monetária expansionista tem um efeito ambíguo sobre a balança comercial. Julgue se esta afirmação é verdadeira ou falsa.
R: Verdadeiro
02. Julgue os itens como Verdadeiros (V) ou Falso (F) – justifique os itens falsos.
(V) Quando a Condição de Marshall-Lerner é satisfeita, uma apreciação real da moeda doméstica provoca uma melhora na balança comercial. 
(V) De acordo com a Curva J, uma depreciação real da moeda doméstica provoca, inicialmente, uma deterioração na balança comercial do próprio país.
03. Avalie as assertivas abaixo considerando o modelo de Mundell-Fleming com os seguintes pressupostos: i) economia aberta de pequeno porte; e ii) perfeita mobilidade do capital: (Necessário apresentar o desenvolvimento).
(F) Se taxas de câmbio são flutuantes, uma política comercial protecionista deixa inalterado o valor das exportações líquidas, embora o volume de comércio diminua. 
(V) Caso as taxas de câmbio sejam flutuantes, uma política fiscal contracionista diminui as exportações líquidas e deixa o produto inalterado, e uma política monetária expansionista diminui as exportações líquidas e o produto. 
(F) Se taxas de câmbio são fixas, uma expansão fiscal aumenta o produto. 
(V) Se taxas de câmbio são fixas, a política monetária se torna mais eficaz. 
(F) Se taxas de câmbio são fixas, aumentar o produto e melhorar a balança comercial são incentivos para uma desvalorização da moeda doméstica.
04. Considerando o Modelo de Mundell-Fleming com mobilidade perfeita de capitais para uma pequena economia aberta, classifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): (Necessário apresentar o desenvolvimento).
(V) A política fiscal tem efeito maior sobre o produto sob taxas de câmbio fixas do que sob taxas de câmbio flexíveis. Isso porque a política fiscal desencadeia uma acomodação monetária. 
(F) Uma expansão fiscal tende a aumentar as exportações. 
(F) Sob taxas de câmbio fixas, o estoque de moeda deve ser constante. 
(F) Sob taxas de câmbio flexíveis, uma política monetária contracionista leva a uma diminuição do produto, um aumento da taxa de juros e uma apreciação cambial.
 (V) Sob taxas de câmbio fixas, o Banco Central não pode mais utilizar a política monetária como um instrumento de política econômica, dado que o país deverá manter a taxa de juros doméstica igual à taxa de juros externa.

Continue navegando