Logo Passei Direto
Buscar
Avalie as assertivas sobre a responsabilidade civil pelo fato do produto e do serviço no CDC e marque a alternativa correta.

a) A responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço é subsidiária. (Alternativa correta)
b) O produto é considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado.
c) O fornecedor do serviço responde quando for comprovada a existência de culpa.
d) Equiparam-se a fornecedores todas as vítimas do evento.
e) Independentemente de culpa exclusiva do consumidor, o fabricante terá de indenizar por produto defeituoso.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a responsabilidade civil pelo fato do produto e do serviço no Código de Defesa do Consumidor (CDC): a) A responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço é subsidiária. (Alternativa correta) - Esta afirmação está incorreta, pois a responsabilidade é objetiva, ou seja, não depende de culpa. b) O produto é considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado. - Esta afirmação não é correta, pois um produto é considerado defeituoso se não oferece a segurança que o consumidor pode esperar. c) O fornecedor do serviço responde quando for comprovada a existência de culpa. - Esta afirmação está incorreta, pois a responsabilidade é objetiva, não dependendo da culpa. d) Equiparam-se a fornecedores todas as vítimas do evento. - Esta afirmação não é correta, pois a responsabilidade é direcionada ao fornecedor e não se equipara a todas as vítimas. e) Independentemente de culpa exclusiva do consumidor, o fabricante terá de indenizar por produto defeituoso. - Esta afirmação está correta, pois a responsabilidade é objetiva e o fabricante deve indenizar independentemente da culpa do consumidor. Portanto, a alternativa correta é: e) Independentemente de culpa exclusiva do consumidor, o fabricante terá de indenizar por produto defeituoso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: "A responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço é subsidiária". Isso significa que a responsabilidade do fornecedor é secundária, ou seja, só ocorre quando não for possível identificar o fabricante, o produtor, o construtor ou o importador do produto ou serviço defeituoso. O Código de Defesa do Consumidor estabelece a responsabilidade objetiva, ou seja, independe de culpa, do fornecedor pelo fato do produto ou serviço defeituoso, conforme previsto na letra E. As outras alternativas estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina