Buscar

Observe a ilustração e o gráfico em seguida: I - Não é possível estabelecer relação entre a ilustração e o gráfico apresentados, pois, no livro did...

Observe a ilustração e o gráfico em seguida:
I - Não é possível estabelecer relação entre a ilustração e o gráfico apresentados, pois, no livro didático, trata-se de uma situação fictícia e, no gráfico do IBGE, os dados são levantados a partir da realidade.
II - Professores devem estar atentos para os estereótipos presentes nos livros didáticos, uma vez que suas ilustrações podem expressar, induzir ou reforçar preconceitos raciais.
III - Tanto a ilustração quanto o gráfico indicam que são as mulheres negras quem continuam a desempenhar, em sua maioria, as tarefas domésticas no Brasil, como uma espécie de "continuidade" da condição das escravas negras do Brasil colonial.
IV - Em todas as regiões do Brasil, as mulheres negras continuam a desempenhar as funções domésticas nos lares brasileiros, ou seja, o número de mulheres negras ocupando cargo de empregada doméstica é sempre superior à média em cada região.
V - No Brasil, vivemos uma democracia racial, visto sermos um país mestiço, em que as diferentes raças e etnias convivem e misturam-se de maneira harmoniosa.
c. II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRODESCENDÊNCIA
4 pág.

Relações Étnico-raciais e Afrodescendência Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) II, III e IV. A afirmativa II é verdadeira, pois é importante que os professores estejam atentos aos estereótipos presentes nos livros didáticos. A afirmativa III também é verdadeira, pois tanto a ilustração quanto o gráfico indicam que as mulheres negras continuam a desempenhar as tarefas domésticas no Brasil. Já a afirmativa IV é verdadeira, pois o gráfico do IBGE mostra que o número de mulheres negras ocupando cargo de empregada doméstica é sempre superior à média em cada região. A afirmativa I é falsa, pois é possível estabelecer relação entre a ilustração e o gráfico apresentados. E a afirmativa V é falsa, pois o Brasil não é uma democracia racial e ainda enfrenta problemas de racismo e desigualdade racial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais