Buscar

Quanto ao objeto e características do Direito das Coisas, assinale a alternativa INCORRETA: O Direito das coisas regula o poder das pessoas sobre o...

Quanto ao objeto e características do Direito das Coisas, assinale a alternativa INCORRETA:
O Direito das coisas regula o poder das pessoas sobre os bens e os modos de sua utilização econômica.
Apesar de não haver consenso na doutrina, podemos apontar as seguintes características do direito das coisas: oponibilidade erga omnes, direito de sequela, exclusividade, preferência e taxatividade.
Objeto do direito real tanto podem ser as coisas corpóreas, móveis ou imóveis, quanto as incorpóreas.
Jus abutendi equivale ao direito de dispor da coisa "Ius utendi", "fruendi" e "abutendi" consiste no direito absoluto que tem o proprietário de usar, gozar e abusar da coisa. O Proprietário é quem mais tem poder sobre a coisa. É somente ele quem pode fazer o que bem entender com a coisa, inclusive destruí-la. O possuidor já não tem esse mesmo direito.

Essa pergunta também está no material:

DIREITO CIVIL IV AVALIANDO APRENDIZADO 03
2 pág.

Direito Civil IV Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é "Jus abutendi equivale ao direito de dispor da coisa". Na verdade, "Jus abutendi" é o direito de abusar da coisa, ou seja, de utilizá-la de forma que não seja proibida por lei ou que não prejudique o direito de terceiros. O direito de dispor da coisa é chamado de "Jus disponendi".

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina