Buscar

A respeito das súmulas vinculantes editadas pelo Supremo Tribunal Federal, analise as afirmativas a seguir. Os conselhos profissionais federais são...

A respeito das súmulas vinculantes editadas pelo Supremo Tribunal Federal, analise as afirmativas a seguir.
Os conselhos profissionais federais são legitimados à propositura de edição de súmula vinculante.
O Procurador-Geral da República deverá se manifestar previamente sobre edição, revisão ou cancelamento de súmula vinculante.
Um ato administrativo editado por um conselho profissional, que viola diretamente o enunciado de súmula vinculante, poderá ser objeto de reclamação perante o Supremo Tribunal Federal.
O Poder Legislativo poderá legislar posteriormente sobre o tema abordado em uma súmula vinculante editada anteriormente.
A) I, II, III e IV.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES DIREITO CONSTITUCIONAL
7 pág.

Constitucional Avançado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III, apenas. A primeira afirmativa está correta, pois os conselhos profissionais federais são legitimados à propositura de edição de súmula vinculante. Já a segunda afirmativa está incorreta, pois quem deve se manifestar previamente sobre edição, revisão ou cancelamento de súmula vinculante é o Advogado-Geral da União, e não o Procurador-Geral da República. A terceira afirmativa está correta, pois um ato administrativo editado por um conselho profissional, que viola diretamente o enunciado de súmula vinculante, poderá ser objeto de reclamação perante o Supremo Tribunal Federal. A quarta afirmativa está incorreta, pois o Poder Legislativo não poderá legislar posteriormente sobre o tema abordado em uma súmula vinculante editada anteriormente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais