Buscar

Magno ajuizou ação de execução em face de Maria, alegando ser credor da quantia de R$ 28.000,00. A obrigação está vencida há 50 dias, não foi paga ...

Magno ajuizou ação de execução em face de Maria, alegando ser credor da quantia de R$ 28.000,00. A obrigação está vencida há 50 dias, não foi paga e está representada por contrato particular de mútuo, regularmente originado em país estrangeiro, assinado pelos contratantes e por duas testemunhas, estando indicada, para cumprimento da obrigação, a cidade de Salinas/MG. Após despacho positivo proferido pelo Juiz da Vara Cível de Salinas/MG, Maria foi citada, bem como houve penhora eletrônica de quantia existente em caderneta de poupança de titularidade da devedora, sendo a quantia suficiente para suportar 80% da dívida executada. A quantia penhorada foi depositada na caderneta de poupança 10 dias antes do ajuizamento da execução, sendo que Maria possui dois veículos que poderiam ter sido penhorados. A partir dos elementos do enunciado, considerando as regras do CPC/15, assinale a afirmativa correta.
A) Antes do ajuizamento da ação de execução, exige-se que Magno proceda à homologação do título executivo originado em país estrangeiro.
B) Maria poderá alegar a inexistência de título executivo extrajudicial apto a instruir a ação de execução.
C) A penhora recaiu sobre quantia impenhorável.
D) O juiz deve manter a penhora sobre a quantia depositada e seus rendimentos.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES PROCESSO CIVIL
21 pág.

Processo Civil VI Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as regras do CPC/15, a alternativa correta é a letra D) O juiz deve manter a penhora sobre a quantia depositada e seus rendimentos. Isso ocorre porque, de acordo com o artigo 854 do CPC/15, a penhora de dinheiro em depósito ou em aplicação financeira será feita por meio eletrônico, preferencialmente na rede mundial de computadores, com a expedição de ordem de bloqueio diretamente no sistema BacenJud ou no sistema RenaJud. Além disso, o artigo 833, X, do CPC/15, estabelece que são impenhoráveis os valores depositados em caderneta de poupança até o limite de 40 salários mínimos. No entanto, no caso em questão, a quantia penhorada foi suficiente para suportar 80% da dívida executada, o que significa que a penhora foi realizada dentro dos limites legais. Por fim, o artigo 836 do CPC/15 prevê que, se o executado não possuir bens penhoráveis ou se eles forem insuficientes para garantir a execução, o juiz poderá determinar a penhora de dinheiro, depositado ou aplicado em instituição financeira. Nesse sentido, o juiz deve manter a penhora sobre a quantia depositada e seus rendimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais