Buscar

Acerca do Poder Judiciário brasileiro, assinale a alternativa incorreta. O juiz tem garantida a inamovibilidade, que significa que o magistrado não...

Acerca do Poder Judiciário brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
O juiz tem garantida a inamovibilidade, que significa que o magistrado não perderá seu cargo em razão das decisões que adotar.
O Supremo Tribunal Federal tem por força de lei a obrigação de decidir os conflitos que envolvem a aplicação da Constituição Federal e, por isso, é chamado de “guardião da Constituição Federal”.
O Superior Tribunal de Justiça – STJ, outro tribunal federal brasileiro localizado em Brasília, é chamado comumente de “tribunal da cidadania” porque é a ele que os cidadãos comuns se dirigem em último grau para solução de conflitos das áreas de Direito de Família, contratos, relações de consumo, propriedade, Direito Penal, entre tantos outros temas corriqueiros na vida do cidadão.
O Tribunal Superior do Trabalho – TST julga em última instância no Brasil os processos coletivos e individuais que versam sobre relações trabalhistas.
As garantias constitucionais conferidas aos magistrados brasileiros se destinam a assegurar que eles no desempenho de suas atividades possam agir com independência e imparcialidade, sem temer nenhuma retaliação em decorrência de suas decisões, seja das próprias partes, seja dos governantes.
a. O juiz tem garantida a inamovibilidade, que significa que o magistrado não perderá seu cargo em razão das decisões que adotar.
b. O Supremo Tribunal Federal tem por força de lei a obrigação de decidir os conflitos que envolvem a aplicação da Constituição Federal e, por isso, é chamado de “guardião da Constituição Federal”.
c. O Superior Tribunal de Justiça – STJ, outro tribunal federal brasileiro localizado em Brasília, é chamado comumente de “tribunal da cidadania” porque é a ele que os cidadãos comuns se dirigem em último grau para solução de conflitos das áreas de Direito de Família, contratos, relações de consumo, propriedade, Direito Penal, entre tantos outros temas corriqueiros na vida do cidadão.
d. O Tribunal Superior do Trabalho – TST julga em última instância no Brasil os processos coletivos e individuais que versam sobre relações trabalhistas.
e. As garantias constitucionais conferidas aos magistrados brasileiros se destinam a assegurar que eles no desempenho de suas atividades possam agir com independência e imparcialidade, sem temer nenhuma retaliação em decorrência de suas decisões, seja das próprias partes, seja dos governantes.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE I 5401-30 _
8 pág.

Direito nas Organizações Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "a". A inamovibilidade do juiz não significa que ele não possa perder o cargo em razão das decisões que adotar, mas sim que ele não pode ser transferido ou removido de sua comarca ou vara sem seu consentimento, salvo em casos previstos em lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais