Buscar

Sobre a formação Furnas, presente na bacia sedimentar do Paraná, assinale a alternativa CORRETA. a) Os afloramentos da margem norte-ocidental da b...

Sobre a formação Furnas, presente na bacia sedimentar do Paraná, assinale a alternativa CORRETA.

a) Os afloramentos da margem norte-ocidental da bacia, a partir da Chapada dos Guimarães, no Brasil Central, são mais extensos do que os afloramentos da margem sul-oriental, no Sul do Brasil.
b) Os arenitos e argilitos datam do devoniano e do baixo carbonífero, sendo muito compactos e cimentados, quando não intemperizados.
c) São comuns os canyons (canhões) profundos, originados por processos erosivos agressivos, ligados aos climas úmidos do Plioceno.
d) Os solos são arenosos, mas muito espessos, em face da friabilidade do material, quando decomposto.
e) A formação Furnas é uma das formações da bacia do Paraná mais rica em variedade e em quantidade de fósseis, atestando sua origem em mares profundos.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) Os arenitos e argilitos datam do devoniano e do baixo carbonífero, sendo muito compactos e cimentados, quando não intemperizados." A formação Furnas é composta por arenitos e argilitos que datam do Devoniano e do Carbonífero inferior, sendo muito compactos e cimentados, quando não intemperizados. As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre a formação Furnas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais