Buscar

Identificada em 1622 por um italiano chamado Aselli de Crémone, ao dissecar o intestino de um cachorro, a linfa continua causando dúvidas quanto às...

Identificada em 1622 por um italiano chamado Aselli de Crémone, ao dissecar o intestino de um cachorro, a linfa continua causando dúvidas quanto às suas exatas funções. Sabe -se que um dos seus papéis principais reside na condição imunológica, entendendo que, em sua circulação superficial, esta tende a passar por linfonodos para ser filtrada e retomar o sistema circulatório. A drenagem linfática, nesse contexto, estimula esse fluxo superficial e facilita uma ação mais eficaz, sem que o corpo retenha muito líquido, trazendo maiores prejuízos. Assim sendo, na aplicação prática, o trajeto linfático é essencial a uma boa realização técnica terapêutica e deve respeitar:

A condição renal dos pacientes submetidos à drenagem, já que, seguindo o trajeto, toda linfa passará pelos rins antes de desembocar no circulatório novamente.
A atuação da gravidade que, naturalmente, dificulta o retorno linfático e, portanto, deve se eliminada ao colocarmos o paciente submetido à técnica, sempre na postura sentada.
A atuação dos linfócitos que precisam que o fluxo seja mais lento para combater os agentes nocivos, contraindicando a ação da drenagem em qualquer tipo de edema.
A ação dos linfonodos que, como funcionam como filtros, tendem a lentificar a circulação linfática e, portanto, precisam ser desbloqueados antes do deslizamento superficial.
A condição cardiovascular dos pacientes submetidos à drenagem, entendendo que o débito cardíaco diminui com o aumento do fluxo linfático e a inibição do fluxo circulatório compensatório.

Essa pergunta também está no material:

8 pág.

Recursos Terapêuticos Manuais Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: A ação dos linfonodos que, como funcionam como filtros, tendem a lentificar a circulação linfática e, portanto, precisam ser desbloqueados antes do deslizamento superficial. A drenagem linfática é uma técnica terapêutica que estimula o fluxo superficial da linfa, facilitando sua ação imunológica e evitando a retenção de líquidos no corpo. No entanto, os linfonodos funcionam como filtros e tendem a lentificar a circulação linfática, o que pode prejudicar a eficácia da técnica. Por isso, é importante desbloquear os linfonodos antes de realizar a drenagem linfática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais