Buscar

Leia a seguinte afirmativa: "A exclusão da criança da escola nas primeiras séries, a repetência e a evasão são crimes sociais. Permanecer na escola...

Leia a seguinte afirmativa: "A exclusão da criança da escola nas primeiras séries, a repetência e a evasão são crimes sociais. Permanecer na escola é um direito da criança e um compromisso da escola e de toda sociedade em trabalhar nesse sentido". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOFFMANN, J . Pontos e Contrapontos: do pensar e agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. 49. Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre a verificação do rendimento escolar do aluno, analise as assertivas, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: I. ( ) A LDBEN 9.394/96 elaborou as diretrizes e a base da educação nacional no que relaciona-se à verificação do rendimento escolar. II. ( ) Os aspectos quantitativos se sobrepõem aos qualitativos, tornando a avaliação um processo fragmentado. III. ( ) A LDBEN 9.394/96 regulamenta as ações docentes quanto ao processo avaliativo de modo que o professor tenha liberdade para exercer sua docência. IV. ( ) Cabe à federação, aos estados e municípios efetuar os critérios avaliativos para cada setor educacional: Educação Infantil, Ensino Fundamental , Ensino Médio e EJA. Agora, assinale a alternativa que exibe a sequência correta: A F – F – V – V B V – V – V – F C F – F – V – F D V – F – F – V E V – F – V – V
A LDBEN 9.394/96 elaborou as diretrizes e a base da educação nacional no que relaciona-se à verificação do rendimento escolar.
Os aspectos quantitativos se sobrepõem aos qualitativos, tornando a avaliação um processo fragmentado.
A LDBEN 9.394/96 regulamenta as ações docentes quanto ao processo avaliativo de modo que o professor tenha liberdade para exercer sua docência.
Cabe à federação, aos estados e municípios efetuar os critérios avaliativos para cada setor educacional: Educação Infantil, Ensino Fundamental , Ensino Médio e EJA.
A alternativa correta é a letra e) V – F – V – V. A afirmativa I é verdadeira, porque é a responsabilidade da LDBEN verificar os rendimentos escolares (livro-base, p. 187-189). A afirmativa II é falsa, porque, na avaliação, os aspectos qualitativos são mais importantes que os quantitativos (p. 187-188). A afirmativa III é verdadeira, porque as normas avaliativas são feitas para que a avaliação não afronte a docência e as ideias do senso comum (p. 188). A afirmativa IV é verdadeira, porque a LDBEN permitiu que a federação, os estados e os municípios elaborassem critérios específicos em cada um dos níveis educacionais (p. 187-189).

Essa pergunta também está no material:

Avaliação, Educação e Sociedade Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) V - F - V - V. A afirmativa I é verdadeira, pois a LDBEN 9.394/96 estabelece as diretrizes e a base da educação nacional, incluindo a verificação do rendimento escolar (p. 187-189). A afirmativa II é falsa, pois a avaliação deve considerar tanto os aspectos quantitativos quanto os qualitativos, não sendo um processo fragmentado (p. 187-188). A afirmativa III é verdadeira, pois a LDBEN 9.394/96 regulamenta as ações docentes quanto ao processo avaliativo, mas também permite que o professor tenha liberdade para exercer sua docência (p. 188). A afirmativa IV é verdadeira, pois cabe à federação, aos estados e municípios efetuar os critérios avaliativos para cada setor educacional (p. 187-189).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais