Buscar

A economia do Brasil Colonial não se resumiu às chamadas Era do Açúcar ou Era do Ouro, mas estas foram atividades econômicas que tiveram maior dest...

A economia do Brasil Colonial não se resumiu às chamadas Era do Açúcar ou Era do Ouro, mas estas foram atividades econômicas que tiveram maior destaque durante o período colonial brasileiro. Sabe-se que essas atividades influenciaram a forma de ocupação do país (rural/urbana). Sobre esse ponto, é correto afirmar que:
A população rural ainda é predominante no Brasil até os dias de hoje, em razão do incentivo a uma economia predominantemente agrária.
A população rural foi predominante em relação às populações urbanas até meados do Século XX.
O processo de ruralização somente teve fim no Brasil com a Independência em 1822, quando o país assumiu uma política econômica voltada para a indústria.
A população urbana só veio a ganhar primazia com a chegada dos imigrantes, no fim do Século XIX, conduzidos estes, em sua grande maior parte, aos complexos industriais que iam se formando no período.
A população só se tornou maior que a população urbana no final do Século XIX, quando o Brasil se tornou uma potência industrial.