Buscar

A relação entre espiritualidade, religiosidade e velhice é um tema ao qual se deve dar importância quando se fala em desenvolvimento humano dos ido...

A relação entre espiritualidade, religiosidade e velhice é um tema ao qual se deve dar importância quando se fala em desenvolvimento humano dos idosos, já que ele abrange questões relacionadas à saúde e ao bem-estar da população.
Sobre espiritualidade e religiosidade no envelhecimento, é correto afirmar:
a. A espiritualidade e religiosidade são conceitos diferentes: enquanto a espiritualidade está ligada a uma instituição religiosa, às crenças, dogmas e características próprias, a religiosidade se configura como um fenômeno que não se reduz às instituições.
b. A Psicologia se configura enquanto ciência laica, o que significa negar ou se afastar dos temas que envolvem a religião, a crença ou a espiritualidade do sujeito atendido, não oportunizando que os atendimentos percam sua objetividade.
c. A espiritualidade e a religiosidade parecem ser especialmente problemáticas na fase da velhice porque são causas frequentes de recusa ou não adesão aos tratamentos de saúde, dificultando a atuação dos profissionais.
d. Diante do sofrimento causado pelo adoecimento ou pela proximidade do fim da vida, muitos idosos se distanciam da espiritualidade e da religião, sendo esta a maior causa de suicídio na velhice.
e. Religiosidade e espiritualidade são utilizadas como estratégia de resiliência, apesar das suas diferenças, e revelam influências bastante surpreendentes na melhoria da qualidade de vida da população idosa.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação_Unidade 4 DHII
5 pág.

Desenvolvimento Humano II USP - LorenaUSP - Lorena

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Religiosidade e espiritualidade são utilizadas como estratégia de resiliência, apesar das suas diferenças, e revelam influências bastante surpreendentes na melhoria da qualidade de vida da população idosa. A espiritualidade e religiosidade são conceitos diferentes, mas ambos podem ser utilizados como estratégias de resiliência e influenciar positivamente a qualidade de vida dos idosos. A Psicologia não nega ou se afasta dos temas que envolvem a religião, crença ou espiritualidade do sujeito atendido, mas busca compreender e respeitar a importância desses aspectos na vida do indivíduo. A recusa ou não adesão aos tratamentos de saúde não é causada pela espiritualidade ou religiosidade em si, mas sim por questões individuais e culturais. E não há evidências de que a distância da espiritualidade e religião seja a maior causa de suicídio na velhice.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais