Buscar

Marcar para revisão (IF/SC/2014 - adaptada) "Há mais de 50 anos, Linus Pauling previu que os aminoácidos ligados poderiam formar uma a-hélice [...]...

Marcar para revisão (IF/SC/2014 - adaptada) "Há mais de 50 anos, Linus Pauling previu que os aminoácidos ligados poderiam formar uma a-hélice [...]. Esse tipo de dobramento local da cadeia proteica é chamado de estrutura secundária, com a sequência linear sendo a estrutura A conformação de uma cadeia proteica completa é a sua estrutura terciária." Fonte: Campbell, Mary Farrel, Shawn O. Bioquímica: 5a Ed. Cengage Learning. São Paulo, 2011. Marque a alternativa que contém a explicação correta sobre a conformação tridimensional das proteínas.
A estrutura terciária de uma proteína inclui o arranjo tridimensional dos átomos, com a exceção daqueles localizados nas cadeias laterais dos aminoácidos ligados formando uma cadeia proteica.
Da interação entre ligações de hidrogênio ou via pontes dissulfeto (S-S) entre os segmentos, possibilita arranjo enovelado da proteína. São chamados de domínios ou estruturas supersecundárias, os arranjos entre múltiplas cadeias polipeptídicas formadoras de uma proteína.
As conformações das cadeias laterais dos aminoácidos fazem parte da estrutura secundária da proteína, sendo fundamentais na estabilidade dessas.
As a-hélices e as folhas são resultados das interações intermoleculares do esqueleto.
a) A estrutura terciária de uma proteína inclui o arranjo tridimensional dos átomos, com a exceção daqueles localizados nas cadeias laterais dos aminoácidos ligados formando uma cadeia proteica.
b) Da interação entre ligações de hidrogênio ou via pontes dissulfeto (S-S) entre os segmentos, possibilita arranjo enovelado da proteína. São chamados de domínios ou estruturas supersecundárias, os arranjos entre múltiplas cadeias polipeptídicas formadoras de uma proteína.
c) As conformações das cadeias laterais dos aminoácidos fazem parte da estrutura secundária da proteína, sendo fundamentais na estabilidade dessas.
d) As a-hélices e as folhas são resultados das interações intermoleculares do esqueleto.

Essa pergunta também está no material:

BIO AMINO PROTEINAS ENZIMAS Q1
1 pág.

Farmácia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) Da interação entre ligações de hidrogênio ou via pontes dissulfeto (S-S) entre os segmentos, possibilita arranjo enovelado da proteína. São chamados de domínios ou estruturas supersecundárias, os arranjos entre múltiplas cadeias polipeptídicas formadoras de uma proteína. A estrutura terciária de uma proteína é a organização tridimensional da cadeia polipeptídica, que é determinada pelas interações entre as cadeias laterais dos aminoácidos, como as ligações de hidrogênio, pontes dissulfeto, interações hidrofóbicas e interações eletrostáticas. Essas interações permitem que a proteína se dobre em uma forma tridimensional específica, que é importante para a sua função biológica. Os domínios ou estruturas supersecundárias são arranjos entre múltiplas cadeias polipeptídicas formadoras de uma proteína.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais